O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA ESCOLA: A ÓTICA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.52431Palavras-chave:
Prática docente, Metodologias de ensino, Ensino Médio.Resumo
Objetiva-se compreender a atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no ambiente escolar na perspectiva dos discentes da educação básica. A investigação caracteriza-se como descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando um questionário on-line, produzido pelo Google Formulários, em dezembro de 2019, a 46 estudantes que participaram das atividades desenvolvidas pelo subprojeto multidisciplinar Biologia e Química/UAB, em duas escolas no município de Jaguaribe/CE. Dos achados, destacamos que os estudantes escolares reconhecem a importância do PIBID, principalmente quando se refere a diversificação das estratégias e recursos didáticos utilizados durante as atividades, além de que os conhecimentos adquiridos se exacerbam a utilização dos muros escolares, trazendo consigo a contextualização do ensino, bem como a proximidade de relação professor-aluno. Ademais, são esses fatores que discentes sentirão falta com a finalização do programa no lócus de investigação. Deste modo, aqui reafirmamos o PIBID como uma ressignificação da prática docente, pautada nos quesitos didático-pedagógicos e nas relações interpessoais no contexto escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.