GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45793Resumo
Neste artigo temos como objetivo analisar como alunos concluintes de um curso de licenciatura em Pedagogia avaliam o debate de gênero e sexualidade em sua formação inicial. Realizamos entrevistas estruturadas com concluintes e os resultados apontam que embora todos achem importante a discussão sobre gênero e sexualidade, há uma falta de uma intencionalidade do currículo em colocar em pauta tal tema, o que proporciona uma incompreensão da importância deste debate, além disso este tema relacionado apenas com os aspectos biológico em especial à educação sexual. É necessário que este tema seja inserido na formação de professores de modo que o debate da diversidade seja tratado sistematicamente de uma forma mais humana e menos dogmática.
Palavras chaves: Formação docente, Gênero, sexualidade, pedagogia, formação inicial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.