GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA

Autores

  • Camila Batista Gama Moura
  • Tassia de Souza Cavalcanti IFSertão
  • Diego Luz Moura

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45793

Resumo

Neste artigo temos como objetivo analisar como alunos concluintes de um curso de licenciatura em Pedagogia avaliam o debate de gênero e sexualidade em sua formação inicial. Realizamos entrevistas estruturadas com concluintes e os resultados apontam que embora todos achem importante a discussão sobre gênero e sexualidade, há uma falta de uma intencionalidade do currículo em colocar em pauta tal tema, o que proporciona uma incompreensão da importância deste debate, além disso este tema relacionado apenas com os aspectos biológico em especial à educação sexual. É necessário que este tema seja inserido na formação de professores de modo que o debate da diversidade seja tratado sistematicamente de uma forma mais humana e menos dogmática.

Palavras chaves: Formação docente, Gênero, sexualidade, pedagogia, formação inicial.

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Biografia do Autor

Diego Luz Moura

Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

MOURA, Camila Batista Gama; CAVALCANTI, Tassia de Souza; MOURA, Diego Luz. GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 23, p. 276–287, 2021. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2021.45793. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/45793. Acesso em: 19 mar. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS