ENTRE A MEMORIZAÇÃO E A INTERAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Guilherme Baumann Achterberg Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernanda Gall Centa Universidade Federal de Santa Maria
  • Eduardo Adolfo Terrazzan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.52885

Palavras-chave:

Ensino-médio, estilos de aprendizagem, condutas escolares, aprendizagem escolar

Resumo

Neste trabalho, é apresentado uma pesquisa sobre as condutas dos estudantes no que se refere à situações escolares de aprendizagens, com base no conceito de atitudes de Coll et al (2000) e Ajzen e Cote (2008) e também por meio dos estilos de aprendizagem, com base em Huizar (2009). A pesquisa tem caráter empírico, qualitativo e responde a seguinte questão de pesquisa: Quais as principais condutas que os estudantes manifestam em relação a situações de aprendizagem? Os resultados são apresentados em duas categorias que são construídas a partir das informações coletadas com estudantes do ensino médio. A análise ocorreu com base na Teoria Fundamentada nos Dados, aqui adaptada ao nosso contexto de pesquisa (TAROZZI, 2011). A memorização junto da realização de exercícios, o receio de errar e a preferência por interações foram os elementos que mais emergiram dos discursos, apontando para a necessidade da organização de aulas de forma articulada aos perfis dos estudantes. Conclui-se também que as condutas dos estudantes variam em função de outros elementos além de aspectos da personalidade, como por exemplo os componentes curriculares e os conteúdos abordados nas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Baumann Achterberg, Universidade Federal de Santa Maria

Guilherme Baumann Achterberg
Estudante do curso de Química Licenciatura da UFSM/RS
Integrante do Grupo de Pesquisa ''Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores'' (INOVAEDUC)

Fernanda Gall Centa, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/CE/UFSM.
Mestra em Ensino de Física - PPGEMEF/UFSM

Eduardo Adolfo Terrazzan, Universidade Federal de Santa Maria

Docente no curso de licenciatura em Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação, é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria/RS. Atua como coordenador/líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções "Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” INOVAEDUC.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

ACHTERBERG, Guilherme Baumann; CENTA, Fernanda Gall; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. ENTRE A MEMORIZAÇÃO E A INTERAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 23, p. 85–106, 2021. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2021.52885. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/52885. Acesso em: 21 mar. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS