ENTRE A MEMORIZAÇÃO E A INTERAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.52885Palavras-chave:
Ensino-médio, estilos de aprendizagem, condutas escolares, aprendizagem escolarResumo
Neste trabalho, é apresentado uma pesquisa sobre as condutas dos estudantes no que se refere à situações escolares de aprendizagens, com base no conceito de atitudes de Coll et al (2000) e Ajzen e Cote (2008) e também por meio dos estilos de aprendizagem, com base em Huizar (2009). A pesquisa tem caráter empírico, qualitativo e responde a seguinte questão de pesquisa: Quais as principais condutas que os estudantes manifestam em relação a situações de aprendizagem? Os resultados são apresentados em duas categorias que são construídas a partir das informações coletadas com estudantes do ensino médio. A análise ocorreu com base na Teoria Fundamentada nos Dados, aqui adaptada ao nosso contexto de pesquisa (TAROZZI, 2011). A memorização junto da realização de exercícios, o receio de errar e a preferência por interações foram os elementos que mais emergiram dos discursos, apontando para a necessidade da organização de aulas de forma articulada aos perfis dos estudantes. Conclui-se também que as condutas dos estudantes variam em função de outros elementos além de aspectos da personalidade, como por exemplo os componentes curriculares e os conteúdos abordados nas aulas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.