Sobre a Revista

A Pensares em Revista é um periódico eletrônico do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Com periodicidade quadrimestral, a revista objetiva publicar trabalhos acadêmicos na área Letras e linguística, com ênfase em pesquisas sobre aspectos teórico-metodológicos do ensino de línguas e literaturas, formação de professores e políticas curriculares. A Pensares em Revista conta com um conselho editorial e consultivo representativo, com membros destacados da pesquisa acadêmica na área de Linguagens, do Brasil e do exterior.

Pensares Journal is an electronic journal of the Professional Master's Program in Letters of the Faculty of Teacher Training of UERJ. With a quarterly periodicity, the journal aims to publish academic papers in the area of Languages, its codes and technologies. Pensares Journal has a representative editorial and advisory board, with prominent members of academic research in the area of Languages, from Brazil and abroad.

e-ISSN: 2317-2215 | Ano de criação: 2012 – eletrônico | Áreas do conhecimento:  Linguística e Literatura | Qualis: B1  / Ensino |  Qualis: B1  

Anúncios

DOSSIÊ 34: "Produção de textos: teoria e prática em sala de aula"

2025-04-15


Neste Dossiê, propomos discutir reflexões teóricas e impactos de intervenções didático-pedagógicas sobre produção textual no ensino básico, com base nos temas abordados na disciplina "Texto e ensino" do PROFLETRAS. O objetivo principal é mostrar como as estratégias teórico-metodológicas discutidas no PROFLETRAS impactam a disciplina de Língua Portuguesa, em escolas da rede pública de ensino no Brasil. Por isso, convidamos egressos do PROFLETRAS a enviarem artigos sobre o tema, lembrando que, segundo as diretrizes da revista, só são aceitos artigos de doutores/as, ou de mestres e doutorandos, desde que escritos em coautoria com um doutor.

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (UFC)

Laurênia Souto Sales (UFPB)

Isabel Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS)

Leonor Werneck dos Santos (UFRJ)

Saiba mais sobre DOSSIÊ 34: "Produção de textos: teoria e prática em sala de aula"

Edição Atual

n. 32 (2024): DOSSIÊ 32: LEITURA, LEITOR, LEITURABILIDADE, COMPREENSÃO LEITORA EM PERSPECTIVA TRANSLACIONAL
					Visualizar n. 32 (2024): DOSSIÊ 32: LEITURA, LEITOR, LEITURABILIDADE, COMPREENSÃO LEITORA EM PERSPECTIVA TRANSLACIONAL

DOSSIÊ 32: LEITURA, LEITOR, LEITURABILIDADE, COMPREENSÃO LEITORA EM PERSPECTIVA TRANSLACIONAL/ 

Organizadoras/ Editors

Profa Dra Kátia Nazareth Moura de Abreu

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Profa Dra Daniela Cid de Garcia

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Profa Dra Juliana Novo Gomes

Universidade do Porto (FLUP)

Publicado: 2024-12-30

APRESENTAÇÃO

DOSSIÊ 32: LEITURA, LEITOR, LEITURABILIDADE, COMPREENSÃO LEITORA EM PERSPECTIVA TRANSLACIONAL/ DOSSIER 32: READING, READER, READABILITY, READING COMPREHENSION IN A TRANSLATIONAL PERSPECTIVE

Ver Todas as Edições