Edições anteriores
-
DOSSIÊ 32: LEITURA, LEITOR, LEITURABILIDADE, COMPREENSÃO LEITORA EM PERSPECTIVA TRANSLACIONAL
n. 32 (2024)DOSSIÊ 32: LEITURA, LEITOR, LEITURABILIDADE, COMPREENSÃO LEITORA EM PERSPECTIVA TRANSLACIONAL/
Organizadoras/ Editors
Profa Dra Kátia Nazareth Moura de Abreu
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Profa Dra Daniela Cid de Garcia
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Profa Dra Juliana Novo Gomes
Universidade do Porto (FLUP)
-
OS IMPACTOS DO PROFLETRAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS: OBSERVAÇÕES DO CHÃO DA ESCOLA / THE IMPACTS OF PROFLETRAS ON THE TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE AND LITERATURES: REMARKS FROM THE SCHOOL GROUND
n. 31 (2024)Organização
Profa Dra Victoria Wilson da Costa Coelho
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Profa Dra Carolina Scali Abritta
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Profa Dra Ana Crelia Penha Dias
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
-
DOSSIÊ 30 - DA VOZ DE PRISÃO ÀS FALAS POR LIBERTAÇÃO: PRÁTICAS ARTÍSTICAS E EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS DE RESTRIÇÃO DE LIBERDADE / FROM THE VOICE OF IMPRISONMENT TO SPEECHES FOR LIBERATION: ARTISTIC AND EDUCATIONAL PRACTICES IN CONTEXTS OF RESTRICTED FREEDOM
n. 30 (2024)Organização:
Marcia Lisbôa Costa de Oliveira
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Marcos Estevão Gomes Pasche
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Isabella Faustino Alves
Universidade de Coimbra (FEUC)
-
DOSSIÊ 29 - ESTUDOS BASEADOS NO USO LINGUÍSTICO E INTERFACES COM O ENSINO / STUDIES BASED ON LANGUAGE USE AND INTERFACES WITH TEACHING
n. 29 (2023)Organizadores:
Milena Torres de Aguiar (UERJ/FFP)
Ivo da Costa do Rosário (UFF/CNPq/Faperj)
Iva Svobodová (Universidade de Masaryk – República Tcheca)
-
DOSSIÊ 28 - LITERATURA INFANTOJUVENIL: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS / CHILDREN'S LITERATURE: CONTEMPORARY PERSPECTIVES
n. 28 (2023)Organizadoras/organizers
Profa. Dra. Erica Bastos da Silva (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
Profa. Dra. Maria Betânia Almeida Pereira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Profa. Dra. Maria Isaura Rodrigues Pinto (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Profa. Dra. Mônica Gomes da Silva (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
-
DOSSIÊ 27 - ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION
n. 27 (2023)Organizadoras / Organizers
Profa. Dra. Miriam Jorge (University of Missouri )
Profa. Dra. Nara Hiroko Takaki (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
Profa. Dra. Rosane Rocha Pessoa (Universidade Federal de Goiás)
Profa. Dra. Souzana Mizan (Universidade Federal de São Paulo)
-
DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE
n. 26 (2022)Organizadores/Organizers:
Profa. Dra. Cristiane Dall’ Cortivo Lebler (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)
Prof. Dr. Dennis Castanheira (Universidade Federal Fluminense, Brasil)
Profa. Dra. Isabel Sebastião (Universidade do Porto, Portugal/Camões, Instituto da Cooperação e da Língua)
-
Dossiê 25 - LÍNGUAS DE SINAIS: TRAVESSIAS LINGUÍSTICAS, LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS / SIGN LANGUAGES: LINGUISTIC, LITERARY AND ARTISTIC CROSSINGS
n. 25 (2022)Organizadoras/Organizers
Prof. Dra. Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Prof. Dra. Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Prof. Dra. Valéria Campos Muniz (Instituto Nacional de Educação de Surdos)
-
Dossiê 24 - 20 ANOS DA LEI 10.639/2003 E O ENSINO DAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20 YEARS OF LAW 10.639/2003 AND THE TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE LITERATURES
n. 24 (2022)Organizadoras / Organizers
Profa. Dra. Norma Sueli Rosa Lima (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Profa. Dra. Vera Lúcia da Rocha Maquêa (Universidade do Estado do Mato Grosso)
-
DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING
n. 23 (2021)Organizadoras / Organizers
Profa. Dra. Gysele da Silva Colombo Gomes (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Profa. Dra. Ana Maria Ferreira Barcelos (Universidade Federal de Viçosa)
Profa. Dra. Inés Kayon de Miller (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
-
DOSSIÊ ESPECIAL - EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ENSINO DE LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTRAS LINGUAGENS: PESQUISAS E PRÁTICAS / ANTI-RACIST EDUCATION AND THE TEACHING OF LANGUAGES AND LITERATURES: RESEARCHES AND PRACTICES
n. 22 (2021)Organizadores/organizers
Profa. Dra. Maria Betânia Almeida Pereira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Profa. Dra. Andréa Rodrigues (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Prof. Dr. Roberto Carlos da Silva Borges (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca),
Prof. Dr.Marcos Antonio Batista da Silva (Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra)
Profa. Dra. Marcia Lisbôa Costa de Oliveira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
-
DOSSIÊ 21: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PESQUISAS E PRÁTICAS / PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING: RESEARCH AND PRACTICES
n. 21 (2021)Organizadores/Organizers
Profa. Dra. Kátia Abreu (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Profa. Dra. Eloísa Pilati (Universidade de Brasília)
Prof. Dr. Marcus Maia (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
-
DIÁLOGOS PANDÊMICOS NO ENSINO, NA PESQUISA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS E LITERATURAS / PANDEMIC DIALOGUES IN TEACHING, RESEARCH AND IN LANGUAGES AND LITERATURES TEACHER EDUCATION
n. 20 (2021)Organizadoras/Organizers
Profa. Dra. Andréa Rodrigues (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Profa. Dra. Marcia Lisbôa Costa de Oliveira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Profa. Dra. Maria Betânia Almeida Pereira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
-
DOSSIÊ: LINGUÍSTICA COGNITIVA E SUAS DIFERENTES ABORDAGENS
n. 19 (2020)Organização:
Roza Maria Palomanes Ribeiro, Deise Cristina de Moraes Pinto, Gerson Rodrigues da Silva
-
Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas"
n. 17 (2020)O dossiê aborda o modo pelo qual o ensino pode ser pensado numa perspectiva discursiva que se ampare no quadro teórico da Análise de Discurso (AD) inaugurada na França por Michel Pêcheux e, no Brasil, desenvolvida por Eni Orlandi e demais pesquisadores. -
ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS
n. 16 (2019)Quadrimestre: Set. a Dez. 2019
Organização: Flávia Amparo, Maria Betânia Almeida Pereira, Mônica Gomes da Silva
-
EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
n. 15 (2019)O número 15 da Pensares em Revista homenageia Walkyria Maria Monte Mór, professora Livre-Docente da Universidade de São Paulo, pesquisadora adjunta do Center for Globalization and Cultural Studies da Universidade de Manitoba - Canadá, onde realizou sua pesquisa de pós-doutorado (2007). Suas pesquisas recentes concentram-se em Linguagem e Educação, Letramentos (Novos Letramentos, Multiletramentos, Letramentos Críticos), Construção de Sentidos e Formação de Professores. Daí o título deste dossiê - Educação e linguagem na sociedade digital: crítica e construção de sentidos - que reúne pesquisas no campo da Linguística Aplicada, desenvolvidas, em sua maioria, pelos participantes do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia, do qual também fazem parte, os organizadores desta edição da Pensares em Revista. Os capítulos estão organizados em três eixos principais: Formação de Professores, Letramentos e a Sociedade; Translinguagem; Decolonialidade e o Ensino-Aprendizagem de Línguas; Letramentos Críticos e o Ensino de Línguas.
-
LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM
n. 14 (2019)Quadrimestre: Jan.- Abr. 2019
Publicado em 01 de janeiro de 2019
Organização: Victoria Wilson da Costa Coelho, Carolina Scali Abritta, Gysele da Silva Colombo Gomes
-
Pensares surdos: estudos na área de Letras
n. 12 (2018)Dossiê com reflexões e discussões voltadas para aspectos referentes ao campo dos Estudos Surdos, em torno da pesquisa em Letras - tanto nos estudos linguísticos como nos literários -, e para aspectos linguísticos da Libras e da Língua Portuguesa como L2; questões sobre as literaturas surdas; e reflexões sobre os letramentos de surdos, em suas práticas e eventos. -
LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS: REFLEXÕES AINDA NECESSÁRIAS
n. 11 (2017)Organização do dossiê: Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Maria Betânia Almeida Pereira e Andréa Rodrigues.
2º sem.: jul.-dez. 2017.
-
LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO
n. 10 (2017)Os artigos abordam temas relacionados à área de Letras com abordagens nos estudos literários; nos estudos linguísticos e discursivos; no ensino de línguas e literaturas. Pesquisas desenvolvidas a partir de diferentes perspectivas teóricas estão presentes.
Organização do dossiê: Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Maria Betânia Almeida Pereira e Andréa Rodrigues.
1º sem.: jan.-jun. 2017.
Data da publicação: 12 dez. 2017. -
NOVOS ESTUDOS EM MORFOSSINTAXE: ABORDAGENS E DINÂMICAS QUE VIABILIZEM A PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
n. 8 (2016)Número 8, Jan.-Jun.2016