Sobre a Revista

A Pensares em Revista é um periódico eletrônico do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Com periodicidade quadrimestral, a revista objetiva publicar trabalhos acadêmicos na área Letras e linguística, com ênfase em pesquisas sobre aspectos teórico-metodológicos do ensino de línguas e literaturas, formação de professores e políticas curriculares. A Pensares em Revista conta com um conselho editorial e consultivo representativo, com membros destacados da pesquisa acadêmica na área de Linguagens, do Brasil e do exterior.

Pensares Journal is an electronic journal of the Professional Master's Program in Letters of the Faculty of Teacher Training of UERJ. With a quarterly periodicity, the journal aims to publish academic papers in the area of Languages, its codes and technologies. Pensares Journal has a representative editorial and advisory board, with prominent members of academic research in the area of Languages, from Brazil and abroad.

e-ISSN: 2317-2215 | Ano de criação: 2012 – eletrônico | Áreas do conhecimento:  Linguística e Literatura | Qualis: B1  / Ensino |  Qualis: B1  

Anúncios

DOSSIÊ 34: "PRODUÇÃO DE TEXTOS: TEORIA E PRÁTICA EM SALA DE AULA"

2025-04-15


Neste Dossiê, propomos discutir reflexões teóricas e impactos de intervenções didático-pedagógicas sobre produção textual no ensino básico, com base nos temas abordados na disciplina "Texto e ensino" do PROFLETRAS. O objetivo principal é mostrar como as estratégias teórico-metodológicas discutidas no PROFLETRAS impactam a disciplina de Língua Portuguesa, em escolas da rede pública de ensino no Brasil. Por isso, convidamos egressos do PROFLETRAS a enviarem artigos sobre o tema, lembrando que, segundo as diretrizes da revista, só são aceitos artigos de doutores/as, ou de mestres e doutorandos, desde que escritos em coautoria com um doutor.

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (UFC)

Laurênia Souto Sales (UFPB)

Isabel Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS)

Leonor Werneck dos Santos (UFRJ)

Saiba mais sobre DOSSIÊ 34: "PRODUÇÃO DE TEXTOS: TEORIA E PRÁTICA EM SALA DE AULA"

Edição Atual

n. 33 (2025): DOSSIÊ 33: A AUTOETNOGRAFIA NA LINGUÍSTICA APLICADA: RUPTURAS, DESLOCAMENTOS E TRAJETÓRIAS/ DOSSIER 33: AUTOETHNOGRAPHY IN APPLIED LINGUISTICS: RUPTURES, DISPLACEMENTS AND TRAJECTORIES
					Visualizar n. 33 (2025): DOSSIÊ 33: A AUTOETNOGRAFIA NA LINGUÍSTICA APLICADA: RUPTURAS, DESLOCAMENTOS E TRAJETÓRIAS/ DOSSIER 33: AUTOETHNOGRAPHY IN APPLIED LINGUISTICS: RUPTURES, DISPLACEMENTS AND TRAJECTORIES

A pesquisa nas ciências humanas tem se expandido junto de suas mais recentes proposições acerca da natureza do conhecimento científico e das subjetividades que se constituem a partir dele e de seus processos. Destarte, o pensamento decolonial em muito tem favorecido e informado deslocamentos ontoepistêmicos a partir da desuniversalização e desierarquização do saber.

Na esteira da decolonialidade, a Linguística Aplicada tem se beneficiado pela abertura e escuta a vozes subalternas, vozes que falam a partir de locais não universais e tradicionalmente des-legitimados pela ciência moderna iluminista, vozes que representam e implicam nas identidades (múltiplas) de quem pesquisa enquanto objeto de seu próprio fazer científico e que, portanto, revelam processos subjetificadores e transformadores, vozes que não pretendem categorizar objetivamente e, sim, abrir-se à vulnerabilidade e aos sentidos outros que fogem ao controle e à dogmatização praticados por formas de pesquisa tradicionais.

Assim, a fim de legitimar e garantir o lugar da Autoetnografia nesse panorama, convidamos pesquisadores/as e autores/as a compartilharem conosco textos autoetnográficos oriundos de pesquisas e estudos situados na área da Linguística Aplicada Crítica e nas seguintes subáreas: Educação Crítica Linguística; Ensino-aprendizagem de línguas; Formação de Professores de Línguas; Linguagem/Discurso e Identidade; Cultura e Ensino-aprendizagem de línguas.

Publicado: 2025-05-15

DOSSIÊ 33: A AUTOETNOGRAFIA NA LINGUÍSTICA APLICADA: RUPTURAS, DESLOCAMENTOS E TRAJETÓRIAS/ DOSSIER 33: AUTOETHNOGRAPHY IN APPLIED LINGUISTICS: RUPTURES, DISPLACEMENTS AND TRAJECTORIES

NOMINATA

Ver Todas as Edições