Sobre a Revista

A Pensares em Revista é um periódico eletrônico do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Com periodicidade quadrimestral, a revista objetiva publicar trabalhos acadêmicos na área Letras e linguística, com ênfase em pesquisas sobre aspectos teórico-metodológicos do ensino de línguas e literaturas, formação de professores e políticas curriculares. A Pensares em Revista conta com um conselho editorial e consultivo representativo, com membros destacados da pesquisa acadêmica na área de Linguagens, do Brasil e do exterior.

Pensares Journal is an electronic journal of the Professional Master's Program in Letters of the Faculty of Teacher Training of UERJ. With a quarterly periodicity, the journal aims to publish academic papers in the area of Languages, its codes and technologies. Pensares Journal has a representative editorial and advisory board, with prominent members of academic research in the area of Languages, from Brazil and abroad.

e-ISSN: 2317-2215 | Ano de criação: 2012 – eletrônico | Áreas do conhecimento:  Linguística e Literatura | Qualis: B1  / Ensino |  Qualis: B1  

Anúncios

DOSSIÊ 36: Letramentos Múltiplos e Autonomia: Reinventando o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

2025-11-11

Em um mundo marcado pela rápida transformação das linguagens e pela diversidade de formas de comunicação, o ensino de Língua Portuguesa e Literaturas enfrenta um duplo desafio: superar modelos tradicionais centrados na norma padrão e no cânone e, ao mesmo tempo, capacitar estudantes e educadores para interagir criticamente em diferentes contextos sociais.

Em tempos de redes sociais, fanfics, jogos narrativos, dentre outros gêneros, este dossiê surge como um espaço de reflexão sobre como as práticas pedagógicas podem fomentar tanto a autonomia discente quanto docente por meio dos letramentos múltiplos, entendendo a língua não como um sistema fechado, mas como um enunciado concreto e dinâmico de expressão e intervenção no mundo.

Saiba mais sobre DOSSIÊ 36: Letramentos Múltiplos e Autonomia: Reinventando o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Edição Atual

n. 34 (2025): DOSSIÊ 34: PRODUÇÃO DE TEXTOS: TEORIA E PRÁTICA EM SALA DE AULA/DOSSIER 34: TEXT PRODUCTION: THEORY AND PRACTICE IN THE CLASSROOM
					Visualizar n. 34 (2025): DOSSIÊ 34: PRODUÇÃO DE TEXTOS: TEORIA E PRÁTICA EM SALA DE AULA/DOSSIER 34: TEXT PRODUCTION: THEORY AND PRACTICE IN THE CLASSROOM

Organização

Profa Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Profa Laurênia Souto Sales

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Profa Isabel Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Profa Leonor Werneck dos Santos

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

Publicado: 2025-10-09

DOSSIÊ 34: "PRODUÇÃO DE TEXTOS: TEORIA E PRÁTICA EM SALA DE AULA"

Ver Todas as Edições