About the Journal

Artes de Educar Interinstitutional Journal (RIAE) is a free and open access scientific online publication, maintained by the Graduate Programs in Education of the following Higher Education Institutions: Rio de Janeiro’s State University/Teacher Training College (UERJ/FFP), Federal Rural University of Rio de Janeiro/Multidisciplinary Institute-Institute of Education (UFRRJ/IM-IE) and the Federal University of the State of Rio de Janeiro (Unirio). It’s mission is to nurture the art of pensarpraticar education by intertwining ethical, aesthetic and political movements.

e-ISSN: 2359-6856 | Year of creation: 2015 | Area: Education | Qualis: A4 (Teaching); A4 (Educaction)

Announcements

Current Issue

Vol. 11 No. 1 (2025): Janeiro/Abril - A Inteligência Artificial e Educação: debates críticos e boas práticas na escola básica e na educação superior
					View Vol. 11 No. 1 (2025): Janeiro/Abril - A Inteligência Artificial e Educação: debates críticos e boas práticas na escola básica e na educação superior

O dossiê "A Inteligência Artificial e Educação: debates críticos e boas práticas na escola básica e na educação superior", analisa os impactos da inteligência artificial generativa no contexto educacional, destacando tanto seus desafios éticos quanto suas possibilidades pedagógicas. O editorial discute como essa tecnologia, capaz de criar textos, imagens e outros conteúdos a partir de dados fornecidos por humanos, vem transformando a educação, exigindo reflexões sobre a reconfiguração do ensino e do papel dos professores. São abordadas questões filosóficas e epistemológicas, como a influência dos vieses algorítmicos na produção do conhecimento, além das implicações para a sociedade contemporânea, marcada por redes digitais e pela modernidade líquida.

Outro ponto central da discussão é a necessidade de adaptação dos processos de ensino e avaliação, uma vez que o uso da IA por estudantes pode impactar a integridade acadêmica. O papel do professor se amplia, tornando-se não apenas um mediador do conhecimento, mas um orientador no uso ético dessas ferramentas. Além disso, enfatiza-se a importância do desenvolvimento de habilidades metacognitivas para que os alunos possam utilizar a tecnologia de forma crítica e consciente, sem comprometer a autonomia do aprendizado. A proposta do dossiê é fomentar um debate interdisciplinar sobre as potencialidades e os riscos da IA na educação, incentivando abordagens pedagógicas inovadoras e reflexões sobre a inserção responsável dessas tecnologias no ambiente escolar e universitário.

Published: 2025-02-10
  • EXPEDIENTE

    1-4
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.89079
  • EDITORIAL

    Juan Guilhermo Díaz Bernal, Edméa Santos
    5-11
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.89080

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: APORTES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICO-REFLEXIVA

    Eniel do Espírito Santo, Mary Valda Souza Sales, André Luiz Carvalho Ottoni
    22-40
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.84894
  • EDUCAÇÃO PELA MEMÓRIA: A IA REDEFINIRÁ A VERDADE HISTÓRICA DOS FATOS?

    Fernanda de Oliveira Felix de Almeida, Wallace Carriço de Almeida
    41-62
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86269
  • GPT Paulo Freire talking to a simulation of the Patron of Brazilian Education

    Mariano Pimentel, Aristóteles de Paula Berino
    63-83
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86233
  • ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND EDUCATION: A SYSTEMATIC REVIEW OF PHD THESES DEFENDED BETWEEN 2019 AND 2023

    Maria Bassani, Ana Eugênia Gonzales Chena
    84-98
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86275
  • MULTILETRAMENTOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS JUVENIS: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO DE VÍDEOS REMIX

    jose magnaldo moura Araujo, Eduardo Santos Junqueira
    99-118
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86225
  • IMORTALIDADE DIGITAL DE PERSONALIDADES EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DA INTERSEÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO

    Michele Marta Moraes Castro Moraes Castro, Cristiano Maciel
    119-132
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86272
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA

    Leomar Campelo Costa, Poliana Andressa Costa Melonio, Valter dos Santos Mendonça Neto, Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
    133-152
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.85900
  • ANALYSIS OF LEARNING STYLES IN DISTANCE EDUCATION: THE USE OF SMART ALGORITHMS

    Elizane Silva do Nascimento, Míriam Síria Rodrigues de Souza, ROBERTO DOUGLAS DA COSTA
    153-168
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86109
  • INCORPORAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA POR MEIO DA SUA APLICABILIDADE NO FUTEBOL

    Mariana da Silva Soriano, Edméa Santos
    169-190
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.89147
  • Generative Artificial Intelligence (GAI) and Mathematic Education: Possibilities in the classroom

    Uriel José Castellanos Aguirre
    191-210
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86127
  • Education and Artificial Intelligence Reflections on meaningful learning and teacher training

    Guilherme Augusto Caruso Profeta, Fernando Silveira Melo Plentz Miranda, Roger dos Santos
    211-229
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86163
  • A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA EDUCAÇÃO FÍSICA ENTRE 2020 e 2024

    Igor Henrique da Costa
    230-244
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86253
  • SAMANTHA: IA APLICADA AO ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE ATENÇÃO E APRENDIZAGEM

    Elias Souza Ribeiro, Carlos Eduardo Batista de Sousa
    245-261
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86267
  • ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN HIGHER EDUCATION

    Luís Vieira, Liliana Rodrigues
    262-278
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.81848
  • BEYOND SMART TUTORING EXPLORING THE POTENTIAL OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE TO REVOLUTIONIZE K-12 AND HIGHER EDUCATION

    Gutemberg Gomes Silva, Elisabete Amaral Santos
    279-291
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.85551
  • EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CONTRADIÇÕES ENTRE AUTORIA, PESQUISA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    Adriana de Almeida, Andréia Gomes da Cruz
    292-310
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86271
  • ANÁLISE DAS DESCRIÇÕES DE IMAGENS GERADAS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADAS EM REDES SOCIAIS

    Lázaro de Souza SIlva, Juniro Formiga Gonçalves de Almeida, Cláudia Paranhos de Jesus Portela
    311-328
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86501
  • Education and artificial intelligence critical and propositive reflections

    LEANDRO SILVA COSTA, Lenina Lopes Soares Silva, Pablo Castro Santos, Ana Karinne de Moura Saraiva
    329-354
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.85857
  • DIÁLOGOS FREIRIANOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CAMINHOS PARA UMA LITERACIA

    Alexandre Farbiarz, Lucas Lima Coaracy
    355-374
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86241
  • LETRAMENTOS NA ACADEM.IA: INTERSEÇÃO ENTRE O CHATGPT E O LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO NA PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

    Ana Emília Fajardo Turbin , Fidel Armando Cañas Chávez, Wesley Andrade Messias, Fernanda Mendes Morais
    375-394
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.86284
  • DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    Juliana Oliveira de Santana Novais, Dirce Djanira Pacheco e Zan
    395-410
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.85911
  • AI: NEITHER INTELLIGENT NOR ARTIFICIAL? MIGUEL NICOLELIS' CRITIQUE AND SCIENTIFIC LITERACY TO UNVEIL THE NATURE OF THIS TECHNOLOGY

    Roni França Silva, Rosenilde Nogueira Paniago
    411-425
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86194

Resenhas

Relatos de experiências

Demanda contínua

View All Issues