Revista Interinstitucional Artes de Educar

A Revista Interinstitucional Artes de Educar - RIAE - é uma publicação científica on line, de acesso livre, mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação das seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores  (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem como missão alimentar a arte de pensarpraticar a educação, entrelaçando movimentos éticos, estéticos e políticos.

e-ISSN: 2359-6856 | Ano de criação: 2015 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: B3 (Ensino); B4 (Educação)


A Revista Interinstitucional Artes de Educar é uma realização dos Programas de Pós-graduação em Educação da UERJ/FFP, da UFRRJ/IM-IE e da UNIRIO.

Notícias

 

Chamada de Artigos: Dossiê 50 anos da Pedagogia do Oprimido: movimentos de opressões e libertações contemporâneas na América Latina e África

 

O ano de 2018 marca os 50 anos de publicação do livro “Pedagogia do Oprimido”, escrito por Paulo Freire, no exílio imposto pela ditadura civil-militar deflagrada a partir do golpe de 1964.

É pouco dizer que se trata de obra de maior referência de Paulo Freire.  O livro, escrito em 1968 durante o seu exílio no Chile, nos oferece uma possibilidade de responder às velhas e novas condições de lutas políticas remanescentes dos movimentos de libertação na África e América Latina, dos anos de 1950 a 1970. Sua escrita só foi possível pelo desafio ao qual Freire se pôs a pensar/trabalhar os pares da dialética colonizador/colonizado; opressor/oprimido que emergem da mediação realizada por Frantz Fanon sobre “os condenados da terra”.

Se as condições de cada contexto histórico trazem questões ou temas a serem enfrentados pela sociedade, a proposta deste dossiê é um convite às possíveis e bem-vindas (re)leituras que “Pedagogia do Oprimido” nos oferece. A proposta do Dossiê reitera e acolhe a fecundidade desta obra germinal direcionada à reflexão crítica da práxis educativa ainda tão necessária ao trabalho político e pedagógico de enfrentamento e emancipação das antigas e novas opressões nos países da América Latina e África. As propostas deverão ser enviadas para o site da revista até 30 de maio de 2018.

 
Publicado: 2018-02-27 Mais...
 
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v. 4, n. 1 (2018): Dossiê Questões contemporâneas sobre a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva


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