Sobre a Revista

A Revista “Desenvolvimento e Civilização”, criada em 2019, é um periódico de publicação semestral do Programa de Desenvolvimento e Educação - Theotonio dos Santos (ProDEd-TS), vinculado ao IFHT, CCS e CEH da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Tem por objetivo divulgar e incentivar a produção de conhecimento acerca do atual estágio de desenvolvimento econômico-social, preocupando-se desde o incremento desordenado das forças produtivas, de exploração social e da natureza até questões éticas e estéticas.

Orienta-se, fundamentalmente também, em propor uma discussão acerca dos temas relacionados à Educação em consonância com o processo de desenvolvimento nacional e internacional. A maioria dos textos propostos têm versado sobre Economia Política da Educação, ao lado de debates sobre a Educação, Pedagogia, Economia e História. Entendemos, com isso, que os paradigmas presentes nos debates acerca da Educação tem seus vínculos com o debate político-econômico do capitalismo tardio e dependente.

ISSN: 2675-7508 | Ano de criação: 2019 | Áreas de conhecimento: 6.03.00.00-0 Economia; 7.08.00.00-6 Educação; 7.09.05.00-2 Política Internacional. | 

Anúncios

Edição Atual

v. 6 n. 2 (2025): Revista Desenvolvimento e Civilização
Publicado: 2025-09-12

Editorial

  • EDITORIAL

    Jordan Rodrigues dos Santos , Bruno Miranda Neves, Gaudêncio Frigotto

Dossiê Temático

  • PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: DISPUTAS SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

    Rose Márcia da Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92598
  • NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: O QUE ADOTAR NEGAR E RESISTIR?

    Rosimeri da Silva Pereira, Jeferson Marques da Silva, Dalton José Alves
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92644
  • O NOVO ENSINO MÉDIO E AS “DESVENTURAS EM SÉRIE” DA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL BRASILEIRA

    Maria Carolina Pires de Andrade, Vânia Motta
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92692
  • NOVO ENSINO MÉDIO E O GERENCIALISMO NA EDUCAÇÃO: RACIONALIDADE TÉCNICA VERSUS FORMAÇÃO CRÍTICA

    Márcio Silveira Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92072
  • PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DA FORMAÇÃO DOCENTE: A FARSA E A TRAGÉDIA DA FORMAÇÃO HUMANA

    Martha Regina Pessôa Côrtes Dian
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92493
  • REFORMAS NO ENSINO MÉDIO: DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS À LÓGICA EMPREENDEDORA NO MUNDO DO TRABALHO

    Douglas Pereira Azevedo, Wellington Cedro
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92512
  • (RE)FORMA DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO CRÍTICA EM RISCO

    Danielle Pereira de Oliveira Paiva
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92581
  • O RELATÓRIO JACQUES DELORS E A RECEPÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA ESCOLA

    Filipe Hahn Barbosa de Souza, Rodrigo Diego Souza
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92533
  • A ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE): AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR (A)

    Bruna Peroba Loureiro
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92646
  • DEBATES E EMBATES EM TORNO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO GOVERNO LULA 3 (2023-2024)

    Bruno Gawryszewski
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92729
  • ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UMA ANÁLISE DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NA REDE FEDERAL DE EPT (1995–2019) A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

    Samanta Lopes Maciel, Marcelo Lima
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92613
  • A IMPLEMENTAÇÃO DO “NOVO” ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: EXPERIÊNCIA POLÍTICA E PEDAGÓGICA DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS

    Rachel R. Bolgar S. Pimentel, Elionaldo Fernandes Julião
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92537
  • A ESCOLA SOB LÓGICA DE MERCADO: EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS SOBRE OS SABERES DOCENTES NA REDE PÚBLICA DE SÃO PAULO

    Lucas Pires de Moraes
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92440
  • O TRABALHO EDUCATIVO EM TEMPOS DE PANDEMIA: PRECARIZAÇÃO DA DOCÊNCIA E A TENDÊNCIA DE DESVALORIZAÇÃO DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO EM GOIÁS

    João Ferreira de Araújo Júnior, Patrícia Alves Guimarães
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92015
  • GIGANTE COM PÉS DE BARRO: 100 NOVOS CAMPI - POLÍTICA DE EXPANSÃO OU DE MULTIPLICAÇÃO DE PROBLEMAS?

    Sandro Baldo
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92429
  • A PLATAFORMIZAÇÃO DA REDE PAULISTA COMO PROJETO PRIVATISTA

    Catharine Shon Pereira, Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92487
  • IMPACTOS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO DO CÂMPUS SÃO CARLOS DO IFSC

    Israel da Silva Mota, Adriano Larentes da Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92607
  • A REFORMA DO ENSINO MÉDIO, O TRABALHO E A CAPTURA DO FUTURO PELA LÓGICA DO MERCADO

    Winner Pereira Santos, Yure Oliveira Venceslau, Tatyanne Gomes Marques
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92624
  • A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE SANTA CATARINA: A PERSPECTIVA DOCENTE FRENTE A ESSE PROCESSO

    Katiana Possamai Costa, Ricardo Luiz de Bittencourt
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92108
  • O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS IMPACTOS NA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ ENTRE 2017 E 2024

    Charles Gonçalves Gonçalves Ferreira, Jacqueline Da Silva Deolindo
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92597
  • OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: O PROCESSO DE ESCOLHA E IMPLEMENTAÇÃO NO ESTADO DE SANTA CATARINA

    Rosiclei Vorel
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92600
  • OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO NOVO ENSINO MÉDIO: ENTRE A INOVAÇÃO CURRICULAR E OS LIMITES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA

    Suziane Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92523
  • CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO CURRÍCULO ESCOLAR: A UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA É UMA REALIDADE?

    Mariana Piran Bom
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92565
Ver Todas as Edições

Indexadores e Diretórios