Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Indexadores
Template para Submissão
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 23 n. 69 (2022): Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças
v. 23 n. 69 (2022): Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças
Publicado:
28-05-2022
Editorial
Editorial
Jane Paiva, Paula Leonardi
1
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67601
Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças
Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças
Ana Karina Brenner, Marcia Soares de Alvarenga
2-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67533
"Aprendi o que é racismo no Brasil”: crianças africanas e brasileiras na escola pública
Kelly Russo, Sandra Marcelino, Leila de Carvalho Mendes
19-34
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65852
Surdos migrantes na escola: questões de inclusão e direitos humanos linguísticos
Paulo Jeferson Pilar Araújo, Thaisy Bentes
35-49
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.66089
Nas diásporas e encruzilhadas do cotidiano escolar: as travessias dos currículos praticados de uma escola municipal de Manaus
Ceane Andrade Simões
50-59
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.66104
Os desafios na escolarização de trabalhadores migrantes da Educação de Jovens e Adultos
Célia Regina Vendramini, Eron Keoma do Nascimento, Larissa Pereira do Livramento
60-76
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65892
Crianças imigrantes e educação infantil: o que dizem as pesquisas acadêmicas brasileiras
Fernanda Cargnin Gonçalves Daniel, Catarina Moro
77-90
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65952
Relação família-escola de crianças imigrantes na educação infantil: o que as pesquisas (não) têm a dizer?
Márcia de Souza dos Santos, Rosimária Aparecida Ruela Alves, Erica Esch Machado
91-114
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.66095
A produção de conhecimento sobre multiculturalismo e currículo da educação básica: análise de dissertações e teses de programas de pós-graduação em educação brasileiros (2011-2020)
Dinelle Rejane da Silva Lisboa, Marcio Antonio Raiol Santos
115-133
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65947
Educação para além da matrícula: crianças migrantes, refugiadas, e a Resolução nº 1/2020
Rômulo Sousa de Azevedo, Cláudia Tavares do Amaral
134-146
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65969
Os imigrantes chegam às escolas... e as políticas públicas?
Marcia Jose Damasio, Marilda Merência Rodrigues
147-163
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.66114
Migrações e educação de adultos deslocados: uma reflexão sobre direitos educativos
Rita de Cássia da Cruz Silva, Maria Clara Di Pierro
164-177
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65893
Entre pedagogias e saberes "outros": contribuições da interculturalidade para o direito à educação de migrantes no Brasil
Tatyana Scheila Friedrich, Jaqueline Bertoldo
178-193
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65907
Acolhimento de estudantes refugiados no ensino superior por meio do acompanhamento terapêutico: uma aprendizagem das “co-moções”.
Suellen Ferreira Luz, Rodrigo Lages e Silva
194-203
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65941
Construindo uma universidade internacionalizada: um estudo sobre a permanência estudantil na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Luciana dos Santos Jorge, Carla Craice da Silva, Luciana Schleder Almeida
204-217
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65948
Considerações sobre o Português Língua de Acolhimento e seus impactos na política linguística
Dayane Cortez, Angela Cristina Di Palma Back
218-229
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65967
Interculturalidade e PLAc: reflexões acerca de educação e cidadania de migrantes e refugiados
Helen Parnes Miranda, Sonia Regina de Souza Fernandes
230-242
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.66018
Processos educativos de crianças em periferias urbanas: o que muda quando a casa vai ficando muito longe da escola?
Maria Tereza Goudard Tavares, Carolina Silva de Alencar
243-256
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.66098
Jovens em contexto de refúgio: narrativas que revelam modos de vida e o lugar da escola
Paulo Cesar Rodrigues Carrano, Viviane Penso Magalhães
257-272
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.66100
"Japonesa, abre o olho”: racismo, xenofobia e misoginia contra mulheres amarelas
Julia Tiemi Kurihara, João Paulo Baliscei
273-293
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65978
Migração chinesa em Governador Valadares - MG: “primeira onda” e os desafios de deixar o país de origem em situações de conflito
Franco Dani Araújo e Pinto, Carmen Silvia de Moraes Rial, Sueli Siqueira
294-305
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65962
Carreira psicossocial de refugiadas com ensino superior: reconstruções identitárias e trabalho
Rafaela Farias Pacheco, Iúri Novaes Luna
306-323
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.66088
Artigos de Demanda Contínua
Heranças africanas em Ipojuca/PE: das configurações raciais aos desafios sociais
José Édson dos Santos, Adlene Silva Arantes
324-340
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.61029
René Descartes: sua contribuição para a ciência moderna e o impacto das suas ideias na educação
Diego Andrade de Jesus Lelis, Peri Mesquida, Abdias Rodrigues de Oliveira Júnior
341-353
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.61803
Vidas narradas: mulheres e natureza no pampa gaúcho
Juliana Corrêa Pereira Schlee, Paula Corrêa Henning, Paula Regina Costa Ribeiro
354-367
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.64482
Percepções sobre conversas profissionais síncronas e assíncronas com recursos tecnológicos na mentoria
Carolina Marini, Bruna Cury de Barros, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
368-383
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.58164
Laicidade e pandemia em tempos conservadores
José Antonio Miranda Sepulveda, Amanda André de Mendonça
384-396
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.58201
Elos
Racial injury in public space: narratives of black students
Claudia Aparecida Avelar Ferreira, Simone Costa Nunes
397-410
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.60605
Em Pauta
O PNAIC e as avaliações em larga escala: estudo sobre as repercussões no trabalho docente
Caroline Foggiato Ferreira, Andressa Aita Ivo, Álvaro Luiz Moreira Hypolito
411-426
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.57637
Ensaios
A representação discente na pós-graduação: tramando alguns fios e perspectivas
Fernanda Monteiro Rigue, Marcela Bautista Nuñez
427-437
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.57513
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários