v. 23 n. 69 (2022): Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças

					Visualizar v. 23 n. 69 (2022): Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças
Publicado: 28-05-2022

Editorial

  • Editorial

    Jane Paiva, Paula Leonardi
    1
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67601

Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças

  • Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças

    Ana Karina Brenner, Marcia Soares de Alvarenga
    2-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67533
  • "Aprendi o que é racismo no Brasil”: crianças africanas e brasileiras na escola pública

    Kelly Russo, Sandra Marcelino, Leila de Carvalho Mendes
    19-34
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65852
  • Surdos migrantes na escola: questões de inclusão e direitos humanos linguísticos

    Paulo Jeferson Pilar Araújo, Thaisy Bentes
    35-49
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.66089
  • Nas diásporas e encruzilhadas do cotidiano escolar: as travessias dos currículos praticados de uma escola municipal de Manaus

    Ceane Andrade Simões
    50-59
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.66104
  • Os desafios na escolarização de trabalhadores migrantes da Educação de Jovens e Adultos

    Célia Regina Vendramini, Eron Keoma do Nascimento, Larissa Pereira do Livramento
    60-76
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65892
  • Crianças imigrantes e educação infantil: o que dizem as pesquisas acadêmicas brasileiras

    Fernanda Cargnin Gonçalves Daniel, Catarina Moro
    77-90
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65952
  • Relação família-escola de crianças imigrantes na educação infantil: o que as pesquisas (não) têm a dizer?

    Márcia de Souza dos Santos, Rosimária Aparecida Ruela Alves, Erica Esch Machado
    91-114
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.66095
  • A produção de conhecimento sobre multiculturalismo e currículo da educação básica: análise de dissertações e teses de programas de pós-graduação em educação brasileiros (2011-2020)

    Dinelle Rejane da Silva Lisboa, Marcio Antonio Raiol Santos
    115-133
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65947
  • Educação para além da matrícula: crianças migrantes, refugiadas, e a Resolução nº 1/2020

    Rômulo Sousa de Azevedo, Cláudia Tavares do Amaral
    134-146
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65969
  • Os imigrantes chegam às escolas... e as políticas públicas?

    Marcia Jose Damasio, Marilda Merência Rodrigues
    147-163
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.66114
  • Migrações e educação de adultos deslocados: uma reflexão sobre direitos educativos

    Rita de Cássia da Cruz Silva, Maria Clara Di Pierro
    164-177
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65893
  • Entre pedagogias e saberes "outros": contribuições da interculturalidade para o direito à educação de migrantes no Brasil

    Tatyana Scheila Friedrich, Jaqueline Bertoldo
    178-193
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65907
  • Acolhimento de estudantes refugiados no ensino superior por meio do acompanhamento terapêutico: uma aprendizagem das “co-moções”.

    Suellen Ferreira Luz, Rodrigo Lages e Silva
    194-203
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65941
  • Construindo uma universidade internacionalizada: um estudo sobre a permanência estudantil na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

    Luciana dos Santos Jorge, Carla Craice da Silva, Luciana Schleder Almeida
    204-217
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65948
  • Considerações sobre o Português Língua de Acolhimento e seus impactos na política linguística

    Dayane Cortez, Angela Cristina Di Palma Back
    218-229
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65967
  • Interculturalidade e PLAc: reflexões acerca de educação e cidadania de migrantes e refugiados

    Helen Parnes Miranda, Sonia Regina de Souza Fernandes
    230-242
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.66018
  • Processos educativos de crianças em periferias urbanas: o que muda quando a casa vai ficando muito longe da escola?

    Maria Tereza Goudard Tavares, Carolina Silva de Alencar
    243-256
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.66098
  • Jovens em contexto de refúgio: narrativas que revelam modos de vida e o lugar da escola

    Paulo Cesar Rodrigues Carrano, Viviane Penso Magalhães
    257-272
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.66100
  • "Japonesa, abre o olho”: racismo, xenofobia e misoginia contra mulheres amarelas

    Julia Tiemi Kurihara, João Paulo Baliscei
    273-293
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65978
  • Migração chinesa em Governador Valadares - MG: “primeira onda” e os desafios de deixar o país de origem em situações de conflito

    Franco Dani Araújo e Pinto, Carmen Silvia de Moraes Rial, Sueli Siqueira
    294-305
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65962
  • Carreira psicossocial de refugiadas com ensino superior: reconstruções identitárias e trabalho

    Rafaela Farias Pacheco, Iúri Novaes Luna
    306-323
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.66088

Artigos de Demanda Contínua

  • Heranças africanas em Ipojuca/PE: das configurações raciais aos desafios sociais

    José Édson dos Santos, Adlene Silva Arantes
    324-340
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.61029
  • René Descartes: sua contribuição para a ciência moderna e o impacto das suas ideias na educação

    Diego Andrade de Jesus Lelis, Peri Mesquida, Abdias Rodrigues de Oliveira Júnior
    341-353
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.61803
  • Vidas narradas: mulheres e natureza no pampa gaúcho

    Juliana Corrêa Pereira Schlee, Paula Corrêa Henning, Paula Regina Costa Ribeiro
    354-367
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.64482
  • Percepções sobre conversas profissionais síncronas e assíncronas com recursos tecnológicos na mentoria

    Carolina Marini, Bruna Cury de Barros, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
    368-383
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.58164
  • Laicidade e pandemia em tempos conservadores

    José Antonio Miranda Sepulveda, Amanda André de Mendonça
    384-396
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.58201

Elos

  • Racial injury in public space: narratives of black students

    Claudia Aparecida Avelar Ferreira, Simone Costa Nunes
    397-410
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.60605

Em Pauta

  • O PNAIC e as avaliações em larga escala: estudo sobre as repercussões no trabalho docente

    Caroline Foggiato Ferreira, Andressa Aita Ivo, Álvaro Luiz Moreira Hypolito
    411-426
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.57637

Ensaios

  • A representação discente na pós-graduação: tramando alguns fios e perspectivas

    Fernanda Monteiro Rigue, Marcela Bautista Nuñez
    427-437
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.57513