Os imigrantes chegam às escolas... e as políticas públicas?
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.66114Palavras-chave:
Imigração Haitiana, Educação Básica em Santa Catarina, Imigração e Políticas Educacionais.Resumo
O presente artigo sistematiza o resultado de uma pesquisa realizada no período de 2019 a 2021. Discute a existência de políticas públicas estaduais de inclusão e inserção qualitativa da população haitiana nas escolas de Educação Básica do Estado de Santa Catarina. Para isso, percorre um caminho investigativo por três instâncias, a Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, o Conselho Estadual de Educação e a Assembleia Legislativa, por meio do qual é possível identificar as dinâmicas e permeabilidades do Estado às novas demandas, e inventariar os documentos oriundos dessas instâncias voltados às populações imigrantes. Do conjunto de fontes, sobressai a Lei que institui a política estadual para a população Imigrante. Os Documentos são analisados à luz das políticas educacionais e da Análise de Conteúdo. Conclui que ainda há uma invisibilidade das políticas públicas, especialmente específicas ao campo educacional. Entretanto, reconhece os avanços com a instituição de uma política estadual para essa população, o que possibilitará a emergência de políticas públicas em educação.Downloads
Publicado
28-05-2022
Como Citar
DAMASIO, Marcia Jose; RODRIGUES, Marilda Merência. Os imigrantes chegam às escolas... e as políticas públicas?. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 69, p. 147–163, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.66114. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/66114. Acesso em: 9 dez. 2024.
Edição
Seção
Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.