Migração chinesa em Governador Valadares - MG: “primeira onda” e os desafios de deixar o país de origem em situações de conflito
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65962Palavras-chave:
Migração Chinesa, Governador Valadares, Ondas Migratórias Chinesas, Redes Sociais MigratóriasResumo
Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, é conhecida como uma cidade de cultura emigratória, em especial para os Estados Unidos. Este artigo, no entanto, apresenta uma vertente que evidencia o outro lado desse fenômeno, que é o da presença de estrangeiros na cidade mineira. A pesquisa aqui apresentada é um recorte da tese de doutoramento em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que analisa a migração de chineses para o território de Governador Valadares, a partir das narrativas dos próprios imigrantes com base em suas experiências e trajetórias. A etnografia foi o método de pesquisa escolhido e a técnica de coleta de dados adotada foi a de entrevista de história oral. Neste artigo são apresentadas as duas grandes ondas migratórias de chineses para o Brasil e para Governador Valadares – a primeira, entre as décadas de 1950 e 1970; e a segunda, a partir da década de 1990. Para atender a proposta temática desta edição, optou-se por voltar as atenções para os chineses que migraram para a cidade mineira durante a chamada primeira grande onda, devido às suas particularidades. Nesse sentido, a pesquisa revela que entre os primeiros chineses que chegaram em Governador Valadares, os fatores que os levaram a deixar o país de origem estavam geralmente relacionados a contextos de guerra e conflitos políticos. Assim, para alguns, deixar a terra natal não era uma opção ou parte de um projeto previamente elaborado, mas uma alternativa de sobrevivência.Downloads
Publicado
28-05-2022
Como Citar
ARAÚJO E PINTO, Franco Dani; RIAL, Carmen Silvia de Moraes; SIQUEIRA, Sueli. Migração chinesa em Governador Valadares - MG: “primeira onda” e os desafios de deixar o país de origem em situações de conflito. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 69, p. 294–305, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.65962. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/65962. Acesso em: 9 dez. 2024.
Edição
Seção
Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças
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