Interculturalidade e PLAc: reflexões acerca de educação e cidadania de migrantes e refugiados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.66018

Palavras-chave:

interculturalidade, PLAc, inclusão de migrantes e refugiados, direito à educação de migrantes e refugiados, Português para migrantes e refugiados.

Resumo

A inversão do cenário brasileiro de maior emigração para o de maior recepção de imigrantes devido ao crescimento econômico desde 1980 descortinou a ausência de uma tradição de acolhimento das diferenças (PATARRA, 2012) que embora atualmente reconheça direitos fundamentais dos migrantes, carece de política públicas no sentido da efetivação da cidadania plena. Tendo-se em vista o direito à educação democrática ser fundamental à cidadania e à constituição do Estado Democrático de Direito (FERNANDES, 1989), esse estudo busca, por meio da revisão de literatura analisar a possibilidade de uma educação intercultural pela proposta do Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Para tanto, buscamos revisitar conceitos necessários à compreensão da interculturalidade; refletir acerca dos processos hegemônicos oriundos da condição colonial brasileira e, por fim; discutir a possibilidade de uma abordagem intercultural por meio da proposta de PLAc. Aponta-se a percepção crítica de PLAc como alternativa a educação hegemônica, alinhada a uma educação intercultural que respeite a filiação cultural, social e linguística dos sujeitos migrantes. Conclui-se que a ausência de política públicas no sentido da formação de professores de PLAc e no delineamento de projetos e programas voltados a esses sujeitos ainda se encontra acomodado em uma perspectiva assistencialista, responsabilizando os sujeitos envolvidos no processo educativo, precarizando a qualidade educacional e a profissão docente.

Palavras-chave: interculturalidade; PLAc; inclusão de migrantes e refugiados; direito à educação de migrantes e refugiados; Português para migrantes e refugiados.

Biografia do Autor

Helen Parnes Miranda, Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú

Mestranda do PPGE do IFC - Campus Camboriú- Mestrado Acadêmico em Educação na linha de Processos Formativos e Políticas Educacionais. Licenciada em Pedagoga pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Bacharela em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sonia Regina de Souza Fernandes, Instituto Federal Catarinense

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense/UNIPLAC (1992) /SC. Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS/RS. Doutoramento sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/UP/PT. Linha de Pesquisa: Políticas e Processos Pedagógicos em Educação e Formação de Professores. Docente do Mestrado em Educação (IFC/Campus Camboriú). Reitora do Instituto Federal Catarinense (2016-2019), reeleita (2020-2023). Presidente do Conif/2021. 

Downloads

Publicado

28-05-2022

Como Citar

PARNES MIRANDA, Helen; DE SOUZA FERNANDES, Sonia Regina. Interculturalidade e PLAc: reflexões acerca de educação e cidadania de migrantes e refugiados. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 69, p. 230–242, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.66018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/66018. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

Seção

Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças