Entre pedagogias e saberes "outros": contribuições da interculturalidade para o direito à educação de migrantes no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65907Palavras-chave:
Migrações Internacionais, Direitos Humanos, Direito à Educação, Interculturalidade, AlteridadeResumo
Os fluxos migratórios para o Brasil das últimas décadas, especialmente provenientes do Sul Global, têm revelado múltiplas fronteiras e desafios na promoção dos direitos humanos. No caso do direito à educação, a presença de migrantes e pessoas em situação de refúgio nas redes de ensino tem revelado outras formas de exclusão da diferença e que ampliam as desigualdades em sociedades de profundas raízes coloniais como o Brasil. Diante desse contexto, o objetivo da pesquisa é identificar as principais contribuições teóricas e práticas da interculturalidade crítica para (re)pensar e (re)fazer o direito à educação de migrantes e pessoas em situação de refúgio na realidade brasileira. O marco teórico-metodológico está situado nas teorias da modernidade/colonialidade e que configura um caminho alternativo de pesquisa e prática diante dos desafios de direitos dos(as) migrantes não-ocidentais. Diante da experiência de migrantes nos sistemas educacionais brasileiros, a interculturalidade representa outra possibilidade de acolhimento do outro e da diferença desde uma ética da alteridade.Downloads
Publicado
28-05-2022
Como Citar
FRIEDRICH, Tatyana Scheila; BERTOLDO, Jaqueline. Entre pedagogias e saberes "outros": contribuições da interculturalidade para o direito à educação de migrantes no Brasil. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 69, p. 178–193, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.65907. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/65907. Acesso em: 9 dez. 2024.
Edição
Seção
Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças
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