O PNAIC e as avaliações em larga escala: estudo sobre as repercussões no trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.57637Palavras-chave:
PNAIC, Avaliações em Larga Escala, Trabalho DocenteResumo
No Brasil a legitimação das avaliações em larga escala pode ser identificada por suas articulações com as políticas curriculares, de formação continuada de professoras/es e de gestão educacional. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) desencadeou ações nestes três âmbitos ao operacionalizar a formação continuada de professoras alfabetizadoras visando alfabetizar as crianças brasileiras até os oito anos de idade. Considerando isto, o presente artigo objetiva analisar as articulações entre o PNAIC e as Avaliações em Larga Escala, e especificamente, discutir seus efeitos sobre o trabalho docente das professoras alfabetizadoras no contexto de Santa Maria - RS, entre os anos de 2012 e 2016. Para isso, a pesquisa de cunho qualitativo teve como instrumentos de produção de dados a análise documental dos documentos oficiais e legislativos que orientaram o PNAIC, e entrevista semiestruturada com 13 professoras alfabetizadoras, 1 Orientador de Estudos, 1 Formadora e a Coordenadora Geral do Programa na UFSM. Para a análise dos dados empregamos a análise de conteúdo. No contexto pesquisado, os resultados sinalizam que a articulação entre o PNAIC e as Avaliações em Larga Escala aconteceu hibridamente, pois as ações produzidas no âmbito do Programa valorizavam as práticas pedagógicas lúdicas e a experiência profissional, mas estabeleciam sua vinculação ao (in)sucesso estudantil em tais avaliações. Diante disso, concluímos que os efeitos sobre o trabalho docente foram a responsabilização e a reforma da identidade profissional das professoras alfabetizadoras e a produção de resistências em relação ao controle suscitado por tais avaliações.Downloads
Publicado
28-05-2022
Como Citar
FERREIRA, Caroline Foggiato; IVO, Andressa Aita; HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira. O PNAIC e as avaliações em larga escala: estudo sobre as repercussões no trabalho docente. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 69, p. 411–426, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.57637. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/57637. Acesso em: 9 dez. 2024.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.