Vidas narradas: mulheres e natureza no pampa gaúcho
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.64482Palavras-chave:
educação ambiental, mulheres, pampa, natureza.Resumo
Este artigo é fruto de um estudo realizado no interior de um grupo de pesquisa com a finalidade principal de problematizar como as mulheres ambientalistas do pampa gaúcho narram a sua relação com a natureza e com a educação ambiental. Trata-se de uma investigação que toma assento especialmente nas filosofias da diferença, tensionando o pensamento e os modos como nos relacionamos com a natureza. Como caminho metodológico realizamos uma investigação narrativa através de uma conversa com três mulheres ambientalistas do pampa do Rio Grande do Sul. Ao final desta investigação consideramos que as mulheres narram suas relações com a natureza, onde o cuidado e o amor pelo lugar tornam-se fundamentais para o sentimento de pertencimento, um sentimento que intitulamos como sentimento pampeano.Downloads
Publicado
28-05-2022
Como Citar
SCHLEE, Juliana Corrêa Pereira; HENNING, Paula Corrêa; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Vidas narradas: mulheres e natureza no pampa gaúcho. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 69, p. 354–367, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.64482. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/64482. Acesso em: 9 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.