"Aprendi o que é racismo no Brasil”: crianças africanas e brasileiras na escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.65852

Palavras-chave:

Imigração e Refúgio, Inclusão, Relações Étnico-Raciais, Educação Fundamental.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida entre 2018 e 2020, sobre o processo de inclusão de crianças em situação de imigração e/ou de refúgio nas escolas públicas da Baixada Fluminense. A partir de um eestudo de caso realizado em uma escola municipal de Duque de Caxias, tecemos reflexões sobre as distintas percepções das crianças sobre temas como diferenças culturais, desafios para a integração na sociedade brasileira e as relações étnico-raciais na rotina escolar a partir da realização de oficinas pedagógicas que envolveram crianças brasileiras, congolesas e angolana participantes do projeto.

Biografia do Autor

Kelly Russo, UERJ/FEBF

Doutora em Educacao, Professora e Pesquisadora do PPG Educacao, Cultura e Comunicacao em Periferias Urbanas da FEBF-UERJ.

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Publicado

28-05-2022

Como Citar

RUSSO, Kelly; MARCELINO, Sandra; MENDES, Leila de Carvalho. "Aprendi o que é racismo no Brasil”: crianças africanas e brasileiras na escola pública. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 69, p. 19–34, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.65852. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/65852. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

Seção

Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças