A produção de conhecimento sobre multiculturalismo e currículo da educação básica: análise de dissertações e teses de programas de pós-graduação em educação brasileiros (2011-2020)
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65947Palavras-chave:
estado da arte, multiculturalismo, educação básica, currículo, mapeamentoResumo
Percebe-se nos últimos anos o crescimento dos ataques aos grupos identitários, ampliando assim, o racismo, misoginia, xenofobia, homofobia e a misologia tanto na sociedade contemporânea, como no contexto escolar. Estudos que incentivem práticas voltadas ao respeito à diversidade, buscando a convivência de forma harmoniosa e igualitária, são de extrema relevância para os dias sombrios em que vivemos. Neste sentido, buscando compreender de que forma se apresenta o debate quanto às temáticas da educação básica, currículo e multiculturalismo nas produções acadêmicas em teses e dissertações dos programas de pós-graduação brasileiros, no período de 2011 a 2020, no Catálogo de Tese e Dissertações do Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, do tipo Estado da Arte, de abordagem quantitativa e qualitativa, tratando os dados por meio da análise de conteúdo conforme Bardin (1977). Assim, foi possível o surgimento de algumas categorias: Concepções do multiculturalismo abordado nas teses e dissertações, Teorias de currículo abordados nas obras. Os resultados trouxeram alguns destaques como: o multiculturalismo crítico e revolucionário apresentou maior destaque em relação às demais concepções, as teorias críticas e pós-críticas predominaram entre as produções de teses e dissertações e a teoria tradicional não se fez presente nesses resultados. Concluindo assim, que as produções acadêmicas denota um claro direcionamento para o debate voltado para a concepção de um multiculturalismo crítico e revolucionário, o viés crítico e pós-crítico nas propostas curriculares. Demonstrando assim coerência na produção deste campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.