Os desafios na escolarização de trabalhadores migrantes da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65892Palavras-chave:
migração, trabalho, Educação de Jovens e Adultos.Resumo
O artigo aborda a problemática da migração a partir da perspectiva dos sujeitos migrantes que retomaram sua escolarização na Educação de Jovens e Adultos. Ele analisa a origem dos estudantes matriculados na EJA, sua situação de itinerância e as dificuldades enfrentadas no seu percurso escolar. Os dados e análises são fruto de pesquisa junto aos estudantes matriculados na EJA do município de Florianópolis/SC, com base na consulta às fichas de matrícula (dos anos 2018, 2019, 2020 e 2021) e na realização de grupos focais e entrevistas com estudantes migrantes dos núcleos da região Norte/Nordeste da ilha de Florianópolis, os quais concentram maior número de migrantes. A análise dos dados quantitativos de matrícula permite compreender as particularidades da composição social dos estudantes da EJA, demonstrando ser esta modalidade de ensino a principal alternativa para os estudantes migrantes que buscam retomar sua trajetória escolar. Quanto à análise qualitativa, observa-se que o tempo para o estudo concorre com o tempo do trabalho. A dedicação aos estudos implica deixar de lado elementos como o descanso, o tempo para a família, o autocuidado e o lazer. Além disso, exige rigorosa disciplina e organização da rotina, associada com os horários alternativos da EJA que viabilizam a permanência na escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.