v. 22 n. 66 (2021): Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva

					Visualizar v. 22 n. 66 (2021): Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva
Publicado: 20-08-2021

Editorial

  • Editorial

    Jane Paiva, Paula Leonardi
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.61631

Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva

  • Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva

    Carla Luciane Blum Vestena, Carla Maria de Schipper, Flavia Faissal de Souza
    3-10
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.61669
  • A favor da escola pública: a intersetorialidade como premissa para a educação inclusiva

    Marcia Denise Pletsch, Miriam Ribeiro Calheiros de Sá, Geovana Mendonça Lunardi Mendes
    11-26
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.58619
  • Desenho universal para aprendizagem: uma abordagem para alunos com autismo na sala de aula

    Adriana Araújo Pereira Borges, Carlo Schmidt
    27-39
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57044
  • Ensinar a todos e a todos e a cada um em escolas inclusivas: a abordagem do ensino diferenciado

    Keisyani da Silva Santos, Enicéia Gonçalves Mendes
    40-50
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57138
  • Escolas criativas e inclusão

    Adalberto Duarte Pereira Filho, Maria Dolores Fortes Alves
    51-65
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.59025
  • Estudantes com deficiência intelectual na escola contemporânea: Práticas pedagógicas exitosas

    Cristina Angélica Mascaro, Annie Gomes Redig
    66-79
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57019
  • De como se expressam conversas e travessias desmedicalizadas: trajetórias no entre de uma pesquisa

    Anelice Ribetto, Raquel Reis
    80-93
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.58024
  • Os processos mediacionais implicados na aprendizagem de dança clássica de bailarinas cegas e com baixa visão

    Patricia Andrea Osandón Albarrán, Fabrício Santos Dias de Abreu, Daniele Nunes Henrique Silva
    94-113
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57874
  • Identificação do talento musical na escola

    Fabiana Oliveira Koga, Rosemeire de Araújo Rangni
    114-123
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57855
  • Estratégias para a participação de alunos com transtorno do espectro autista em aulas de educação física

    Maria Luiza Salzani Fiorini, Eduardo José Manzini
    124-137
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.56939
  • Surdez, TDAH e contagem: a experiência de João à luz da teoria dos campos conceituais

    Veridiana Rezende, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Maria Emília Melo Tamanini Zanquetta
    138-151
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57402
  • Práticas pedagógicas inclusivas e processos de apropriação da linguagem escrita

    Ana Paula de Freitas, Débora Dainez, Claudia Adriana Silva de Mello Carvalho
    152-165
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57860
  • Desenvolvendo práticas e valores para a inclusão social: as contribuições das aulas de ciências da natureza e matemática em uma escola especializada para alunos com deficiência visual

    Fábio Garcia Bernardo, Naiara Miranda Rust
    166-179
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57610
  • Influencia de la modelación de cuentos en el desarrollo intelectual deficientes mentales

    Melva Luisa Rivero Rivero, Maritza Milagros Cuenca Díaz, Vilma Guerra Vento
    180-195
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57684
  • Aprendizagem matemática: perspectivas da educação inclusiva no município de Gravataí/RS

    Camila da Silva Nunes, Marlise Geller
    196-210
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57858
  • Programa talento metrópole: novas trajetórias de desenvolvimento para jovens com altas habilidades/superdotação

    Juliana Teixeira da Camara Reis, Priscila Magalhães Barros Felinto, Izabel Hazin
    211-225
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57231
  • Formação docente para práxis inclusivas subsidiada pelo desenho universal para a aprendizagem

    Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Célia Regina Vitaliano
    226-239
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57043
  • Programa de formação continuada de professores: comunicação alternativa e transtorno do espectro autista

    Carla Cordeiro Marçal y Guthierrez, Catia Crivelenti de Figueiredo Walter
    240-255
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57149
  • Formação na licenciatura e prática pedagógica inclusiva na educação básica: encontros possíveis

    Mateus Henrique do Amaral, Maria Inês Bacellar Monteiro
    256-269
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57846

Em Foco

  • A pedagogia nos espaços sociais de formação humana: por uma concepção ampliada de educação

    Jaqueline Luzia da Silva, Clarice Cordeiro dos Santos, Danielle Portilho Muffareg Bosco
    270-282
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52542

Em Pauta

  • Memórias da construção de um eu professora

    Sílvia Adriana Rodrigues, Vera Luísa de Sousa, Alberto Albuquerque Gomes
    283-295
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.54074

Artigos de Demanda Contínua

  • A educação especial e inclusiva no ensino de química: um mapeamento de teses e dissertações no período de 2009 a 2019

    Rafael Soares Silva, Carmem Lúcia Costa Amaral
    296-308
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.49873
  • Programa de comunicação alternativa tátil: comunicação por meio de conexões táteis

    Flavia Daniela dos Santos Moreira
    309-324
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52640
  • A diversidade na opinião de uma comunidade escolar municipal

    Marina Ramos Coiado, Verônica Lima dos Reis, Vera Lucia Messias Fialho Capellini
    325-337
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52809
  • Alguns motivos para ensinar gênero e sexualidade às crianças desde a educação infantil

    Gabriela Silveira Meireles, Anderson Ferrari
    338-352
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.51348
  • Pedagogia do pedal, tribos urbanas e políticaspráticas educativas: primeiras aproximações

    Kelly Silva Teixeira, Marcelo Paraiso Alves
    353-369
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.51377
  • Protagonismo estudantil na profissionalização docente

    Osmar Hélio Araújo, Dayana Silva de Oliveira
    370-383
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.51971
  • Escolas ribeirinhas e seus desafios: faces da educação do campo na Amazônia marajoara

    Eliane Miranda Costa
    384-397
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.51951
  • A concepção do conselho escolar sobre a gestão democrática no contexto da educação quilombola

    Raquel Amorim dos Santos, Rosangela Maria de Nazaré e Silva, Valdecira Carvalho Rodrigues
    398-413
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52781
  • A leitura compreensiva como uma habilidade para o ensino de ciências: um estudo com professores em formação

    Alessandro Augusto Barros Façanha
    414-426
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52881
  • A literatura infanto-juvenil de Erico Veríssimo na Revista do Globo

    Michele Ribeiro de Carvalho
    427-445
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52722

Ensaios

  • Sonhografias em educação

    Marina dos Reis, Sandra Mara Corazza
    446-458
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.43846
  • Pedagogia universitária e pandemia: novos desafios na formação docente em isolamento social

    Gean Breda Queiros
    459-467
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.54019

Resenhas

  • Memórias de plantação: escritos de Grada Kilomba

    Pamela Cristina Santos
    468-471
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.55172