Programa talento metrópole: novas trajetórias de desenvolvimento para jovens com altas habilidades/superdotação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.57231

Palavras-chave:

tecnologia, inclusão, educação, altas habilidades/superdotação, assincronia do desenvolvimento

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar o impacto de um programa do Programa Talento Metrópole (IMD-UFRN), a qual visa desenvolver o interesse de jovens com altas habilidades/superdotação (AH/S) em pesquisa científica, além da ampliação das competências e habilidades, expansão da criatividade no campo da Tecnologia da Informação e suas interfaces com outras áreas do conhecimento, visando a inovação e o empreendedorismo. Trata-se de um estudo multicasos, e contou com a participação de três sujeitos com idades de 18 e 24 anos, de ambos os sexos. O levantamento de dados se deu a partir de diferentes meios: entrevistas semiestruturadas, registros de observações comportamentais realizadas no contexto do programa, avaliação da inteligência e criatividade. As análises dos casos evidenciaram pontos de convergência e divergência entre os jovens, no que diz respeito a identificação da inadequação ao modelo escolar, (público e privado); sofrimento psíquico; dificuldades emocionais e comportamentais em razão da ausência de suporte às suas necessidades educacionais especiais, sendo a desmotivação, a queixa mais presente. Desse modo, programas de intervenção e enriquecimento, podem possibilitar ambientes e oportunidades, que proporcionem atividades focadas nos interesses e necessidades dos sujeitos, de acordo com as diferentes formas de expressão das AH/S, um cenário adequado é fundamental para a produção criativa, e desenvolvimento satisfatório, proporcionando assim, a inserção social e profissional satisfatória e que poderá trazer impactos relevantes para a sociedade.

Biografia do Autor

Juliana Teixeira da Camara Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga pela UFRN, Mestrado em Psicologia e Doutoranda em Psicologia pela UFRN.

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

REIS, Juliana Teixeira da Camara; FELINTO, Priscila Magalhães Barros; HAZIN, Izabel. Programa talento metrópole: novas trajetórias de desenvolvimento para jovens com altas habilidades/superdotação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 66, p. 211–225, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.57231. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/57231. Acesso em: 12 set. 2024.

Edição

Seção

Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva