Pedagogia universitária e pandemia: novos desafios na formação docente em isolamento social
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.54019Palavras-chave:
pedagogia universitária, formação de professores, didática, aulas remotas/conectadas, pandemia e isolamento socialResumo
Refletir criticamente a pedagogia universitária em tempos de pandemia trazendo como núcleo central os novos desafios na formação docente em isolamento social. Escrita descritiva, tipo ensaio. Possibilita analisar a importância da construção da identidade docente para superar os desafios que a cruel pedagogia do vírus impôs. Na mesma direção, os recentes debates sobre a formação didático-pedagógica de professores universitários e suas necessidades formativas, considerando as atuais pesquisas sobre a docência no ensino superior e os referenciais teóricos disponíveis até então, ainda não contemplaram as experiências corriqueiras ocasionadas pelo surgimento da pandemia e como os professores estão exercendo as suas práticas remotamente. Contudo, como professores, somos chamados a escrever mais um capítulo frente ao atual momento em colaboração às nossas práticas em caráter remoto. Em tempos de pandemia e isolamento social, a Pedagogia Universitária também é convidada a se manifestar, pois dela se espera orientações e práticas para o novo formato das aulas remotas e como os professores estão reinventando e conduzindo as suas práticas pedagógicas em meio à sua formação e à formação de seus alunos.
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