Pedagogia universitária e pandemia: novos desafios na formação docente em isolamento social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.54019

Palavras-chave:

pedagogia universitária, formação de professores, didática, aulas remotas/conectadas, pandemia e isolamento social

Resumo

Refletir criticamente a pedagogia universitária em tempos de pandemia trazendo como núcleo central os novos desafios na formação docente em isolamento social. Escrita descritiva, tipo ensaio. Possibilita analisar a importância da construção da identidade docente para superar os desafios que a cruel pedagogia do vírus impôs. Na mesma direção, os recentes debates sobre a formação didático-pedagógica de professores universitários e suas necessidades formativas, considerando as atuais pesquisas sobre a docência no ensino superior e os referenciais teóricos disponíveis até então, ainda não contemplaram as experiências corriqueiras ocasionadas pelo surgimento da pandemia e como os professores estão exercendo as suas práticas remotamente. Contudo, como professores, somos chamados a escrever mais um capítulo frente ao atual momento em colaboração às nossas práticas em caráter remoto. Em tempos de pandemia e isolamento social, a Pedagogia Universitária também é convidada a se manifestar, pois dela se espera orientações e práticas para o novo formato das aulas remotas e como os professores estão reinventando e conduzindo as suas práticas pedagógicas em meio à sua formação e à formação de seus alunos.

Biografia do Autor

Gean Breda Queiros, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Universitário

Mestre em Educação

Graduado em Administração, Letras Português-Ingles, Pedagogia. Atualmente cursa licenciatura em Filosofia.

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

BREDA QUEIROS, Gean. Pedagogia universitária e pandemia: novos desafios na formação docente em isolamento social. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 66, p. 459–467, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.54019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/54019. Acesso em: 12 set. 2024.