Memórias de plantação: escritos de Grada Kilomba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.55172

Palavras-chave:

racismo, relações étnico-raciais, linguagem

Resumo

A resenha destaca algumas das principais contribuições da obra de Grada Kilomba, traduzida para o português como, Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Embora a autora seja de origem portuguesa, a obra chega ao Brasil, já com tradução para a Língua Portuguesa, apenas no ano de 2019. Tal obra possui grande relevância para os estudos das Relações Étnico-Raciais no Brasil e no mundo visto que traz elementos concretos do racismo expresso nos cotidianos dos sujeitos negros/as. No livro, são apresentados os modos como o racismo é orquestrado nas sociedades e os modos como atingem as pessoas negras desde a infância até a vida adulta, além disso, ressalta as marcas psicológicas e sociais deixadas pelo racismo cotidiano. A partir de uma discussão profunda e politicamente posicionada Grada Kilomba nos apresenta, nessa obra, possibilidades de conhecer e reconhecer o racismo na sua essência como também maneiras de resistências urgentes.

Biografia do Autor

Pamela Cristina Santos, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Pedagoga. Mestre em Educação (PPGE/UFSC). Membra do Grupo de Pesquisa Alteritas: Diferença, Arte e Educação. Professora na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC.

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

Santos, P. C. (2021). Memórias de plantação: escritos de Grada Kilomba. Revista Teias, 22(66), 468–471. https://doi.org/10.12957/teias.2021.55172