A educação especial e inclusiva no ensino de química: um mapeamento de teses e dissertações no período de 2009 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.49873Palavras-chave:
mapeamento, educação inclusiva, ensino de química, deficiência visualResumo
Esse artigo apresenta o resultado de um mapeamento de pesquisas acadêmicas com foco em Educação Inclusiva no Ensino de Química no contexto da Deficiência Visual. Para coleta de dados foram utilizadas as dissertações e teses publicadas no banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período de 2009 a 2019. O objetivo desse mapeamento foi conhecer como os pesquisadores da área de Ensino de Química estão desenvolvendo suas práticas com esse público. Foram encontrados nos dois bancos de dados 22 produções acadêmicas, sendo 2 teses e 20 dissertações. Os resultados evidenciaram que as pesquisas relacionadas a esse tema ainda se apresentam tímidas e destacam em sua maioria as dificuldades e os desafios dos professores em atuarem com alunos com deficiência visual.
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