Aprendizagem matemática: perspectivas da educação inclusiva no município de Gravataí/RS
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.57858Palavras-chave:
educação matemática, intervenções pedagógicas, sala de aula regular, atendimento educacional especializado, educação inclusivaResumo
Este artigo busca refletir sobre como os diferentes espaços escolares, a sala de aula regular da escola na perspectiva da Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado, abordam conceitos matemáticos com os alunos. A partir de um recorte da tese de doutorado, analisamos as intervenções pedagógicas implementadas nesses espaços, com quatro alunos público-alvo da Educação Inclusiva, matriculados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Gravataí/RS. Os resultados da pesquisa apontaram que as estratégias de intervenção utilizadas, como jogos pedagógicos, material concreto e tecnologias, potencializaram a aprendizagem matemática dos estudantes, possibilitando um maior envolvimento nas tarefas propostas, despertando, assim, o interesse pela aprendizagem de conceitos matemáticos iniciais. Por fim, observamos que as intervenções pedagógicas, oriundas do Atendimento Educacional Especializado, se sobressaem em relação à sala de aula regular, pois os estudantes frequentam esse espaço com interesse e curiosidade. Pode-se inferir que esse interesse se origine, devido as atividades serem propostas de forma individualizada ou em pequenos grupos, além de assumirem um caráter mais criativo.
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