Pedagogia do pedal, tribos urbanas e políticaspráticas educativas: primeiras aproximações
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.51377Palavras-chave:
práticas educativas, tribos urbanas, ciclismo, cotidiano.Resumo
Considerando um novo fenômeno de ciclismo que impacta significativamente o município de Volta Redonda-RJ, o presente estudo mergulha nas práticas educativas das tribos urbanas que utilizam a bicicleta como prática de socialidade. Cabe frisar que tais grupos não possuem relação com o poder público ou privado, mas emerge de políticaspráticas das personas que habitam o referido espaçotempo. O objetivo do trabalho foi mergulhar nas políticaspráticas das tribos urbanas de ciclismo no município de Volta Redonda-RJ, visibilizando possíveis formas de socialidade. Metodologicamente, optamos pelos estudos nos/dos/com cotidiano, de modo mais específico pela sociologia compreensiva, visto que privilegiou o mergulho para o entendimento das formas nas/das políticaspráticas socioculturais dos grupos sociais investigados. Considerando que estamos a realizar as primeiras aproximações investigativas, utilizamos para a produção de dados o aplicativo WhatsApp, o site oficial do grupo Bike Anjo, além de imagens oriundas de jornais e sites.
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