Identificação do talento musical na escola
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.57855Palavras-chave:
educação especial, educação musical, talento musical, identificaçãoResumo
O talento musical pode se manifestar em qualquer pessoa, independente de nível socioeconômico, cultural, gênero e etnia. Entende-se, que identificação do talento musical nas escolas é o passo inicial para que os estudantes possam ser cadastrados e receber o atendimento educacional especializado, de acordo com a legislação. Assim, este artigo objetivou-se identificar estudantes com indicadores de talento musical, a partir do uso do Protocolo para Screening de Habilidades Musicais (PSHM), de uma rede básica de ensino em uma cidade do interior paulista. A pesquisa foi de caráter exploratório e participaram 653 estudantes (352 meninas e 301 meninos) do Ensino Fundamental (anos iniciais) de escolas públicas e particulares. Os resultados indicaram que 16%(n=104) dos participantes apresentaram indicadores de talento musical, no entanto, 11 (3 meninas e 8 meninos) (1,68%) participantes se sobressaíram entre os 104. Conclui-se que o instrumento PSHM foi eficaz para identificar o talento musical, sendo um meio propício para o reconhecimento dos estudantes e para receber o atendimento educacional especializado a que tem direito, conforme a legislação brasileira.Downloads
Publicado
20-08-2021
Como Citar
KOGA, Fabiana Oliveira; RANGNI, Rosemeire de Araújo. Identificação do talento musical na escola. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 66, p. 114–123, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.57855. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/57855. Acesso em: 12 set. 2024.
Edição
Seção
Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva
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