Práticas pedagógicas inclusivas e processos de apropriação da linguagem escrita
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.57860Palavras-chave:
teoria histórico-cultural, linguagem escrita, educação especialResumo
Este artigo aborda a temática das práticas pedagógicas alfabetizadoras e inclusivas e visa investigar o processo de apropriação da linguagem escrita e as possibilidades de desenvolvimento de um aluno com hipótese diagnóstica de deficiência intelectual matriculado no segundo ano do ensino fundamental da educação básica. Fundamenta-se teórica e metodologicamente na perspectiva histórico-cultural e as análises das situações de sala de aula permitem argumentar que as práticas alfabetizadoras integram a situação social de desenvolvimento, possibilitando a constituição de novas formações psíquicas. Considera-se que as propostas de ensino da linguagem escrita devem priorizar as crianças e suas vivências, as múltiplas relações que ela estabelece com a linguagem e as situações enunciativas que englobam os aspectos formais e a produção de sentidos.Downloads
Publicado
20-08-2021
Como Citar
FREITAS, Ana Paula de; DAINEZ, Débora; CARVALHO, Claudia Adriana Silva de Mello. Práticas pedagógicas inclusivas e processos de apropriação da linguagem escrita. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 66, p. 152–165, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.57860. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/57860. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Programas e práticas pedagógicas na educação especial e inclusiva
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