Memórias da construção de um eu professora
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.54074Palavras-chave:
narrativa de professora(e)s, identidade profissional docente, trajetória de formaçãoResumo
Trazemos nesse texto um recorte do estudo com caráter qualitativo – em desenvolvimento de forma coletiva – que objetiva, com uso de narrativas escritas (cartas) ofertadas por professora(e)s de diferentes níveis de ensino, compreender as características constituintes da identidade e profissionalidade docente ao longo da carreira. Dessa forma, o que ora apresentamos são as reflexões tecidas a partir da narrativa de uma professora do Ensino Fundamental, em início de carreira, que nos levaram ao entendimento de que a escola é espaço privilegiado para a formação das identidades, com contribuições significativas tanto no período de formação quanto no de atuação profissional; bem como de que as singularidades das histórias narradas nos dão elementos sólidos para a compreensão do processo de constituição identitária tanto individual, quanto coletiva.Downloads
Publicado
20-08-2021
Como Citar
RODRIGUES, Sílvia Adriana; SOUSA, Vera Luísa de; GOMES, Alberto Albuquerque. Memórias da construção de um eu professora. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 66, p. 283–295, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.54074. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/54074. Acesso em: 12 set. 2024.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.