Alguns motivos para ensinar gênero e sexualidade às crianças desde a educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.51348

Palavras-chave:

gênero, sexualidade, educação infantil

Resumo

Tomando como inspiração a fala de professoras nas nossas ações de formação nas escolas, vamos problematizar, neste artigo, as potencialidades e os desafios presentes no trabalho com as relações de gênero e sexualidade na Educação Infantil. O nosso objetivo foi desenvolver reflexões sobre os sentidos e significados das ações de “ensinar”, “aprender” e “educar”, dentro de uma perspectiva de educação para as relações de gênero e sexualidade nas escolas. Para isso, nos baseamos nas abordagens teórico-metodológicas feministas, pós-estruturalistas e foucaultianas. Todas elas nos convidam a pensar os processos de constituição dos sujeitos, como resultado das relações saber-poder, incitando-nos a uma revisão de nossas práticas enquanto professoras e professores. Pudemos perceber a necessidade de uma compreensão mais ampla dos conceitos de gênero e sexualidade, bem como da articulação entre eles, o que facilitaria a eliminação de algumas barreiras para abordá-los sem medo.

Biografia do Autor

Gabriela Silveira Meireles, Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC)

Pedagoga e Psicóloga. Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunta no Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC).

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Historiador. Mestre e Doutor em Educação. Professor Adjunto na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

Meireles, G. S., & Ferrari, A. (2021). Alguns motivos para ensinar gênero e sexualidade às crianças desde a educação infantil. Revista Teias, 22(66), 338–352. https://doi.org/10.12957/teias.2021.51348