Os processos mediacionais implicados na aprendizagem de dança clássica de bailarinas cegas e com baixa visão
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.57874Palavras-chave:
deficiências da visão, educação dos cegos, teoria sócio-histórico-cultural, dança clássicaResumo
O presente trabalho, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, tem o objetivo de ampliar as discussões sobre arte e deficiência visual. A ideia é resgatar os sentidos produzidos pelas bailarinas sobre a aprendizagem da dança clássica. O foco principal é explorar as questões relacionadas às especificidades técnicas desenvolvidas pela professora e pelas bailarinas, o que nos leva a compreender melhor a relação estabelecida entre inclusão social, arte e desenvolvimento humano. O percurso metodológico foi delineado por meio da construção de narrativas realizadas a partir de entrevistas semiestruturadas durante um ano de pesquisa no campo. Participaram do estudo 8 (oito) bailarinas profissionais na idade de 20-35 anos cegas ou com baixa visão de uma companhia brasileira de dança clássica. A partir do material videogravado e do diário de campo transcrito e analisado, discutiu-se: a) a utilização de instrumentos e novos sentidos do movimento; b) a imaginação e o lúdico como aspectos mediadores da aprendizagem; e c) o papel do outro (professora-aluna e aluna-aluna) na constituição de novos ciclos desenvolvimentais. Os resultados do trabalho indicam a centralidade da linguagem na aquisição da técnica, bem como do uso de instrumentos e de outros recursos, pois a simultaneidade e aglutinação desses diferentes recursos durante o processo de profissionalização foi fundamental para o domínio da técnica. Foi possível concluir que a dança clássica configurou-se para as bailarinas entrevistadas como uma esfera promotora de inclusão social, aprendizagem de um ofício e promoção de novos ciclos desenvolvimentais; uma mudança radical na trajetória de vida delas.
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