A leitura compreensiva como uma habilidade para o ensino de ciências: um estudo com professores em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.52881

Palavras-chave:

ensino de ciências, formação de professores, leitura compreensiva

Resumo

Revela resultados de uma investigação sobre a compreensão da leitura compreensiva como uma habilidade necessária ao ensino das ciências na perspectiva da alfabetização científica e seu contexto com a formação de professores. Discute essas categorias a luz da profissionalidade e da educação científica de forma a relacionar a habilidade leitora e sua intersecção como conhecimento profissional. Foi realizada no contexto da formação de professores a partir de um estudo de natureza descritiva e interpretativa em uma universidade pública de referência na formação de professores. Os resultados demonstram uma convergência com os estudos da área da didática das ciências e apontam para a realidade ainda fragilizada do processo de ensino e formação de professores para as ciências e aponta para uma necessidade de se pensar o processo formativo articulado com a educação básica e os preceitos de uma alfabetização científica que possibilite inserir a leitura como pressuposto de formação

Biografia do Autor

Alessandro Augusto Barros Façanha, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN

Professor Adjunto do Departamento de Educação - CERES/UFRN

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Publicado

20-08-2021

Como Citar

FAÇANHA, Alessandro Augusto Barros. A leitura compreensiva como uma habilidade para o ensino de ciências: um estudo com professores em formação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 66, p. 414–426, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.52881. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/52881. Acesso em: 12 set. 2024.