Sobre a Revista

Revista de Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação da FEBF/UERJ

A Revista Periferia é uma publicação de Fluxo Contínuo, voltada para a divulgação de textos inéditos na área de Educação, Ciências Humanas e Sociais. A revista publica artigos e resenhas, priorizando os campos da Educação, da Comunicação e da Cultura, e  conta com a colaboração de pesquisadores nacionais e estrangeiros. Os trabalhos encaminhados para publicação devem ser inéditos, em meios eletrônicos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico.

ISSN: 1984-9540 | Ano de criação: 2009 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: A4 | DOI:10.12957/periferia

Anúncios

Edição Atual

v. 16 n. 1 (2024)
					Visualizar v. 16 n. 1 (2024)
Publicado: 2024-01-10

Apresentação

  • EDITORIAL 2024 Quinze anos comprometidos com os saberes produzidos NA e PELAS periferias

    Leandro Sartori, Isabella Santos, Pamela Esteves
    e81652
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.81652

Artigos

  • AS CONTRIBUIÇÕES DA INTERCULTURALIDADE CRÍTICA PARA O CONTEXTO EDUCACIONAL AMAZÔNICO

    Leidiane Monteiro Duarte de Moraes, José Anchieta de Oliveira Bentes, Maria Catarina Wanzeler Carvalho
    e77145
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77145
  • CINEMA E DIVERSIDADE: a construção de um pensamento emancipatório através da educação libertadora e inclusiva

    Pollyana Ladeia Costa, Eduardo Henrique Rocha
    e76526
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76526
  • EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: uma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS)

    UALISSON CLEITON DE ARAÚJO CARVALHO, Fabiana Soares Fernandes Leal
    e75144
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75144
  • LEITURA DO MUNDO E IMAGINAÇÃO MATERIAL DA PALAVRA: FREIRE E BACHELARD COMO INTERLOCUTORES

    Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, Waldeck Carneiro, Flávia Monteiro de Barros Araujo
    e75241
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75241
  • POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA STRICTO SENSU DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS: MOTIVAÇÕES E PROPOSIÇÕES NAS VOZES DOCENTES

    Juliana Priscila Gomes, Márcia Souza Hobold
    e75622
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75622
  • TEMAS CONTROVERSOS NA EDUCAÇÃO Relações entre questões ambientais e surgimento de pandemias

    Marlene Rios Melo, Tatiana Santos Andrade
    e75629
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75629
  • O ATENDENTE TERAPÊUTICO E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR

    Celia Candido Simplicio, Joanderson de Oliveira Gomes
    e75795
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75795
  • OS ESTUDANTES SURDOS E O PROCESSO DE INCLUSÃO EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REGULAR

    Josimar de Aparecido Vieira, Juliete Michely Ribeiro dos Santos, Danielli da Costa Silva
    e75800
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75800
  • MATEMÁTICA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS DO GOVERNO BOLSONARO a PNA em uma análise foucaultiana

    Eliézer Reis Vicente, Lúcia Gonçalves de Freitas
    e76800
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76800
  • O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO COMO MÉTODO DE PESQUISA PARA AS QUESTÕES RACIAIS: uma análise a partir do estado do conhecimento

    Diego Maradona da Hora Mendes, Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas
    e76843
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76843
  • SOLIDÃO, DIVISÃO SUBJETIVA E CANSAÇO: trajetórias de mulheres pobres no ensino superior

    Estela Martini Willeman
    e76881
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76881
  • A COMPLEXA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA DECOLONIAL EM SEU SIGNIFICADO DO PRINCÍPIO RECURSIVO RETROATIVO

    Milagros Elena Rodriguez
    e77136
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77136
  • HISTÓRIAS DE VIDA NO CURRÍCULO: possibilidades de uma emancipação freiriana

    Luís Fernando Lopes, Edson da Silva Rodrigues Lisboa, Nádia Cataryna Nogueira e Silva
    e77852
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77852
  • A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROGRAMA EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO 2020” EM ESCOLAS PORTUGUESAS NO QUADRO DA EUROPEIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    Valeriu Stanciu, Dora Ramos Fonseca
    e77990
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77990
  • ARTIVISMOS FEMINISTAS E EDUCAÇÃO análises de teses e dissertações dos programas de pós-graduação (2018-2023)

    Indiara Launa Teodoro da Silva Lima, Ana Paula Abrahamian de Souza
    e78916
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.78916
  • ESCOLA SEM PARTIDO, HOMESCHOOLING E O PROGRAMA ESCOLA CÍVICO- MILITAR em exame com contribuições de Poulantzas e Mészáros

    Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Izaias Costa Filho
    e79605
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.79605

Dossiê

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: O GRUPO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO- GIEI: dez anos de caminhada, de aprendizados e de compromisso com a inclusão social a partir da educação

    Liliana Angel Vargas, Edicléa Mascarenhas Fernandes, Helio Ferreira Orrico
    e83815
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83815
  • POLÍTICA E INCLUSÃO: abordagem biográfica e abordagem conceitual

    Eric Plaisance
    e79971
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.79971
  • O PAPEL DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Desafios e Perspectivas para a Prática do Ensino Inclusivo

    Sandra Regina Barbosa, Edicléa Mascarenhas Fernandes, Helio Orrico
    e80021
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80021
  • ENSINO SUPERIOR INCLUSIVO E ACESSÍVEL: O caso da Universidade Distrital do Francisco José de Caldas Bogotá – Colômbia

    Diana Gil, Alexis Ortiz
    e80230
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80230
  • UMA GERAÇÃO DE POLÍTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: do acesso e permanência ao acolhimento

    Diógenes Pinheiro
    e80020
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80020
  • ESTUDO COMPARATIVO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO A ESTUDANTES EM TRATAMENTO DE DIVERSAS PATOLOGIAS ENTRE BRASIL E CANADÁ diferenças e semelhanças

    Victor dos Santos Moraes, Jucélia Linhares Granemann de Medeiros , Wei Mei Hsu Moreira
    e80018
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80018
  • BRASIL E CANADÁ: Estudo comparativo de práticas educacionais inclusivas

    Maria Cristina Tavares de Moraes Danelon, Patricia Cioffi
    e82807
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82807
  • POSSIBILIDADES E IMPASSES NA IMPLEMENTAÇÃO DA CLASSE HOSPITALAR EM MAPUTO

    Adilson Valdano Muthambe, Elba de Oliveira de Souza
    e80522
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80522
  • POR UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA: o brincar como direito humano

    Cesar Augusto Rossatto, Ana Karyne Loureiro Furley, Hiran Pinel
    e80346
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80346
  • O CUIDADO DE QUEM CUIDA NO CONTEXTO DA NEURODIVERSIDADE: a experiência da Fundação CAI do Chile para a América Latina.

    Alejandra Salgado, Liliana Angel Vargas, Marcelo Maira Moya
    e80136
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80136
Ver Todas as Edições

Indexado em / Indexed in / Indizado en:

LATINDEX     REDIB    DOAJ     IRESIE   WEB OF SCIENCE     REDALYC.ORG PKP     DIADORIM     EDUBASE ROAD     CITE FACTOR REDIB    EZB    LIVRE    SUMÁRIOS.ORG    SCILIT     OAJI.NET     SIS     DRJI Indexed Journal     GOOGLE ACADÊMICO