Revista SOLETRAS

A SOLETRAS – Revista do Departamento de Letras da FFP/UERJ – contempla a produção da área de Letras e afins. A equipe editorial da revista é formada pelos Conselhos Editorial, Consultivo Externo e Interno. Todos os artigos submetidos devem ser obrigatoriamente inéditos e serão avaliados por pareceristas, no sistema peer view. A revista é semestral e acolhe artigos em português, inglês, francês e espanhol. Consiste de um Dossiê Temático, além de seções de artigos de tema livre em: Estudos Literários, Estudos Linguísticos e Ensino. Aceita, ainda, resenhas de livros e de filmes inspirados em obras literárias que tenham sido lançadas nos últimos dois anos, que também seguirão para aprovação dos pareceristas. Os autores devem seguir rigorosamente as normas de publicação descritas nas Diretrizes para Autores. Os artigos são enviados somente através do site da revista, não sendo aceitos artigos enviados por e-mail ou qualquer outro meio. A SOLETRAS online, ISSN 2316 8838, está indexada em Qualis/CAPES (B4), Latindex, DOI, Public Knowledge Project, Cross Ref, Google Acadêmico e Portal Livre.


ISSN 2316 8838

Etapas para submissão de artigos / Steps for submission

Notícias

 

Chamada Número: 27, janeiro a julho de 2014

 

Número: 27, janeiro a julho de 2014

DOSSIÊ: (Re)Leituras do Gótico literário

EDITORES/Organizadores do dossiê: Fernando Monteiro de Barros (UERJ – FFP) e Júlio França (UERJ – ILE)

Prazo final de  envio artigos: 20 de maio de 2014

 

NUMBER: 27, January-July 2014

DOSSIE: (Re)Readings of literary Gothic

EDITORS: Fernando Monteiro de Barros (UERJ – FFP) and Júlio França (UERJ – ILE)

SUBMITIONS: deadline may 20 2014

 
Publicado: 2013-11-25 Mais...
 
Outras notícias...

n. 26 (2013)

Sumário

Apresentação

Entrelugar: linguagem, pesquisa, ensino e formação do professor PDF
Vera Teixeira da Silva, Victória Wilson 1-5

Dossiê: O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios

Caminhos e descaminhos dos gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa PDF
Denise Brasil Alvarenga Aguiar 6-20
O trabalho com os gêneros do discurso no ensino médio e superior em aulas de língua materna PDF
Maria Eliete Queiroz, Gilton Sampaio de Souza, Crígina Cibelle Pereira 21-35
Saberes e interlocuções em redações de vestibular PDF
Victória Wilson, Angélica Pereira da Silva Venturim 36-58
Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas PDF
Maria do Rosario da Silva Roxo 59-74
Sociolinguística educacional: ampliando a competência de uso da língua PDF
Luís Carlos de Oliveira, Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka 75-90
Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras PDF
Cristina Francisca de Carvalho Porto, Douglas Altamiro Consolo 91-107
Contribuições de uma sequência didática com o gênero textual abstract para o processo de ensino-aprendizagem de inglês instrumental PDF
Daniela Moreira Duarte, Diógenes Cândido de Lima 108-123
A importância do ensino de cultura na formação de professores de línguas PDF
Andressa Brawerman-Albini, Maristela Pugsley Werner, Cynthia Martinez 124-137
“Mas eu não aprendi inglês assim!”: (des) venturas de um gamer em língua estrangeira PDF
André Coutinho Storto 138-151
Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural PDF
Headson Rogers da Silva Santos, José Carlos Chaves da Cunha 152-169

Estudos Literários

Nomeação, criação e linguagem em A hora da estrela, de Clarice Lispector: reflexões sobre o lugar de Deus no paradigma da linguagem PDF
Lucia Helena 170-179
Cruz e Sousa e a poesia do século XX: por dentro do verso PDF
Juan Marcello Capobianco 180-195
Lendo literatura “da” Amazônia sob a ótica de gênero: uma análise literária de “Amor de Maria”, de Inglês de Sousa PDF
Israel Fonseca Araújo 196-218

Estudos Linguísticos

A produção do humor na rede social Facebook PDF
Paula Crespo Halfeld 219-236
Literatura em quadrinhos hoje PDF
Mariana Conde Moraes Arcuri 237-250
Um diálogo entre pesquisa em contextos pedagógicos e estudos da tradução PDF
Juliana Cunha Menezes 251-266
A imbricada relação entre língua e literatura: o texto literário na sala de aula de língua estrangeira PDF
Talles Henrique Lima, Neuda Alves do Lago 267-280

Ensino

“If I were Anne”: how Sweden brought Anne of Green Gables to the Palestinian classroom PDF
Mary McDonald-Rissanen 281-292
Ensino de ortografia nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio: desafios teórico-metodológicos PDF
Marcia Lisbôa Costa de Oliveira 293-311
Livros didáticos de português: como enfocam concordância e sujeito posposto? PDF
Monique Alves Vitorino, Cláudia Roberta Tavares Silva 312-329

Nominata

Nominata PDF
Revista Soletras


Indexada em | Indexed by:

 


License

 

SOLETRAS online - ISSN 2316 8838

Revista do Departamento de Letras

Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Rua Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato - São Gonçalo - RJ

Cep: 24435-005 - e-mail: soletrasonline@yahoo.com.br