Vol. 13 (2025): REVISTA SUSTINERE - EDIÇÃO SUPLEMENTAR 2

Segunda Edição Suplementar da Revista SUSTINERE, volume 13 (2025) organizada pelos professores Dr. Tadeu Lucas de Lavor Filho, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Dra. Luciana Lobo Miranda, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Dra. Adriana Marcondes Machado, da Universidade de São Paulo (USP).
A presente edição temática reúne reflexões críticas sobre os encontros e desencontros entre os campos da Educação e da Saúde no cotidiano escolar brasileiro. A intersetorialidade é aqui compreendida como uma articulação de saberes e práticas que busca enfrentar os desafios compartilhados por essas áreas, historicamente organizadas de forma setorizada. Os artigos apresentados trazem diferentes olhares sobre essa relação, evidenciando tanto as tensões quanto as potências das intervenções intersetoriais nas escolas, a partir de diversas regiões e contextos do país.
Entre os temas recorrentes, destacam-se as críticas à medicalização e à psicopatologização da vida escolar, a análise dos efeitos da racionalidade neoliberal nos discursos educacionais e de saúde, e as disputas em torno dos modos de subjetivação na escola. Os textos também problematizam os desafios da atuação profissional intersetorial, discutem experiências inventivas que colocam o cuidado e a escuta no centro das práticas, e enfatizam as questões étnico-raciais como elemento estrutural na compreensão das desigualdades que atravessam saúde, educação e juventude.
Este dossiê reúne trabalhos de pesquisa, extensão e atuação profissional que tomam o chão da escola como espaço vivo de produção de subjetividades, disputas políticas e invenções coletivas. A partir da valorização de práticas comprometidas com a pluralidade, a ética do cuidado e a justiça social, os textos aqui publicados contribuem para o fortalecimento de debates urgentes sobre os caminhos possíveis para a construção de políticas públicas mais integradas, críticas e sensíveis à complexidade da vida escolar.