Saúde Mental e Educação: estudo de caso em uma escola Quilombola na Serra do Evaristo em Baturité-Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92966

Palavras-chave:

Saúde mental, Quilombo, Educação, Psicologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a saúde mental de jovens quilombolas da Escola Osório Julião da Serra do Evaristo no estado do Ceará, Brasil. Na ótica metodológica, trata-se de um estudo qualitativo por meio de um Pesquisa-Ação Participante através de entrevistas e círculo de cultura realizada no território quilombola. Os resultados apontam que a relação com o território, a natureza e a cultura são parte importante no enfrentamento do adoecimento psíquico. Nesse contexto, a escola exerce um papel fundamental nesse contexto geracional consistente e dotada de sentido para os jovens.

Biografia do Autor

Camila Ricarte Dantas Carvalho, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

Pedagoga, Psicóloga, Mestre em Interdisciplinar em Humanidades (UNILAB), Professora da Educação Básica e Professora Universitária.

James Ferreira Moura Júnior, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

Filho de professora de escola pública de Pavuna/Pacatuba/Ceará (terra ancestral da nação indígena Pitaguary) e neto da Dona Nely. Era migrante pendular da classe trabalhadora e agora situado na classe média (que também é classe trabalhadora). Pai de dois filhos cheios de energia e de novidades, Rael (2019) e de Sereno (2020). Parceiro de vida de Natalia Isis com quem compartilho o cotidiano de cuidado dos filhos. Estudo e tento romper os sistemas de opressao colonial que mantem a desigualdade social, a supremacia branca e o cis-hetero-patriarcado. Busco fortalecer processos de resistência comunitária junto com as populações historicamente localizadas em processos de resistência, como as populações indígenas e quilombolas. Sou tambem Professor Adjunto do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e do Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Bolsista Produtividade em Pesquisa da Funcacao Cearense de Apoio a Pesquisa (FUNCAP) no periodo 2023-2024. Bolsista Produtividade do CNPQ Nivel 2 no periodo de 2020 a 2022. Pos-doutorado como Professor Visitante do Programa de Pos-graducao em Ecopsicologias Comunitarias da Libertacao e Indigenas na Pacifica Graduate Institute. Pesquisador Visitante no Center for Human Rights and International Justice do Boston College, Estados Unidos, como Bolsista Fulbright (2022-2024). Pos-doutorado financiado pelo Policy Bristol no Projeto de Pesquisa Sintese para Politicas na Amazonia (SinPAm) com o ecologo, Prof. Dr. Filipe Franca, coordenador do Laboratorio de Ecologia Tropical da Universidade de Bristol, Inglaterra, Reino Unido (2023-2024). Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com bolsa de pesquisa Capes/Reuni (2015). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com bolsa de pesquisa Capes/Reuni (2012). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Coordena a Rede de Estudos e Afrontamentos das Pobrezas, Discriminações e Resistências (reaPODERE) que desenvolve atividades de ensino crítico, pesquisa e extensão colaborativa. É membro da Red Latinoamericana de Formación en Psicología Comunitaria, do Grupo de Trabalho Psicologia e Pobreza da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) e da Society of Community and Action Research (SCRA), EUA. Tem experiência na área de Psicologia Comunitária no Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM/UFC) a partir de diversas atuações em Projetos de Extensão na zona rural e urbana do Estado do Ceará em comunidades em situação de pobreza. Foi consultor pela UNESCO e pela OIT para o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Governo Federal na área de avaliação de programas sociais e pela Fundação Oswaldo Cruz. Co-Coordenador do Sub-Projeto Trocas do Programa de Biodiversidade da Amazonia Oriental (PPBIOAmOr) com foco na producao de conhecimento sobre sociobiodiversidade a partir das cosmologias da comunidades tradicionais. Integrante do INCT Sintese para Biodiversidade da Amazonia (INCT-SinBiam) coordenado pelo Professor Leandro Juen da Universidade Federal do Para. Editor Associado do Journal Community, Work and Family (2023-)e do Journal Trends in Sociology - Race and Ethnicity (2023-). Tem experiência em metodologias participativas e engajamento comunitario de povos e comunidades tradicionais. Realiza pesquisas participativas e decoloniais com populações em situação de pobreza, povos indígenas e quilombolas com foco nos processos de resistência interseccionais das regioes Nordeste e Norte do Brasil. 

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Publicado

16-09-2025

Como Citar

Carvalho, C. R. D., & Moura Júnior, J. F. (2025). Saúde Mental e Educação: estudo de caso em uma escola Quilombola na Serra do Evaristo em Baturité-Ceará. Revista Sustinere, 13, 262–274. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92966