Saúde Mental e Educação: estudo de caso em uma escola Quilombola na Serra do Evaristo em Baturité-Ceará
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92966Palavras-chave:
Saúde mental, Quilombo, Educação, PsicologiaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a saúde mental de jovens quilombolas da Escola Osório Julião da Serra do Evaristo no estado do Ceará, Brasil. Na ótica metodológica, trata-se de um estudo qualitativo por meio de um Pesquisa-Ação Participante através de entrevistas e círculo de cultura realizada no território quilombola. Os resultados apontam que a relação com o território, a natureza e a cultura são parte importante no enfrentamento do adoecimento psíquico. Nesse contexto, a escola exerce um papel fundamental nesse contexto geracional consistente e dotada de sentido para os jovens.
Referências
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.
BENNETT, Marcus. Os quilombolas e a resistência. Revista Palmares: Cultura Afro-Brasileira, ano VI, n. 6, mar. 2010. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/revista/. Acesso em: 10 abr. 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Articulação Interfederativa. Temático Saúde da População Negra. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 82 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/tematico_saude_populacao_negra_v._7.pdf. Acesso em: 10 abr. 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 42. ed.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
IYANDA, A. E.; KRISHNAN, B.; ADEUSI, T. J. Epidemiology of suicidal behaviors among junior and senior high school adolescents: Exploring the interactions between bullying victimization, substance use, and physical inactivity. Psychiatry Research, v. 318, 114929, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2022.114929.
KLEINMAN, A.; DAS, V.; LOCK, M. Social suffering. Berkeley: University of California Press, 1997.
KRIEGER, N. A glossary for social epidemiology. Journal of Epidemiology and Community Health, n. 55, p. 693–700, 2001.
MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global/Ação Educativa, 2006.
OPAS – ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Determinantes sociais e riscos para a saúde, doenças crônicas não transmissíveis e saúde mental. Brasília: OPAS, 2021. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=317:analise-de-situacao-de-saude-ambiental&Itemid=839.
SANTOS, K. O. B.; ARAÚJO, T. M.; OLIVEIRA, N. F. Estrutura fatorial e consistência interna do Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) in an urban population. Cadernos de Saúde Pública, v. 25, n. 1, p. 214–222, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2009000100023.
SELESTER-GOMES, Mariana; QUATRIN-CASARIN, Eduarda; DUARTE, Giovana. O conhecimento situado e a pesquisa-ação como metodologias feministas e decoloniais: um estudo bibliométrico. Revista CS, n. 29, p. 47–72, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18046/recs.i29.3186.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Sustinere

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.