Saúde Mental e Educação: estudo de caso em uma escola Quilombola na Serra do Evaristo em Baturité-Ceará
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92966Parole chiave:
Saúde mental, Quilombo, Educação, PsicologiaAbstract
Este artigo tem como objetivo analisar a saúde mental de jovens quilombolas da Escola Osório Julião da Serra do Evaristo no estado do Ceará, Brasil. Na ótica metodológica, trata-se de um estudo qualitativo por meio de um Pesquisa-Ação Participante através de entrevistas e círculo de cultura realizada no território quilombola. Os resultados apontam que a relação com o território, a natureza e a cultura são parte importante no enfrentamento do adoecimento psíquico. Nesse contexto, a escola exerce um papel fundamental nesse contexto geracional consistente e dotada de sentido para os jovens.
Riferimenti bibliografici
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.
BENNETT, Marcus. Os quilombolas e a resistência. Revista Palmares: Cultura Afro-Brasileira, ano VI, n. 6, mar. 2010. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/revista/. Acesso em: 10 abr. 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Articulação Interfederativa. Temático Saúde da População Negra. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 82 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/tematico_saude_populacao_negra_v._7.pdf. Acesso em: 10 abr. 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 42. ed.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
IYANDA, A. E.; KRISHNAN, B.; ADEUSI, T. J. Epidemiology of suicidal behaviors among junior and senior high school adolescents: Exploring the interactions between bullying victimization, substance use, and physical inactivity. Psychiatry Research, v. 318, 114929, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2022.114929.
KLEINMAN, A.; DAS, V.; LOCK, M. Social suffering. Berkeley: University of California Press, 1997.
KRIEGER, N. A glossary for social epidemiology. Journal of Epidemiology and Community Health, n. 55, p. 693–700, 2001.
MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global/Ação Educativa, 2006.
OPAS – ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Determinantes sociais e riscos para a saúde, doenças crônicas não transmissíveis e saúde mental. Brasília: OPAS, 2021. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=317:analise-de-situacao-de-saude-ambiental&Itemid=839.
SANTOS, K. O. B.; ARAÚJO, T. M.; OLIVEIRA, N. F. Estrutura fatorial e consistência interna do Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) in an urban population. Cadernos de Saúde Pública, v. 25, n. 1, p. 214–222, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2009000100023.
SELESTER-GOMES, Mariana; QUATRIN-CASARIN, Eduarda; DUARTE, Giovana. O conhecimento situado e a pesquisa-ação como metodologias feministas e decoloniais: um estudo bibliométrico. Revista CS, n. 29, p. 47–72, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18046/recs.i29.3186.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Revista Sustinere

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Il copyright degli articoli pubblicati nel Rivista SUSTINERE appartengono alla (s) è autore (s) in questione (s) (s), con i primi diritti di pubblicazione concessi al SUSTINERE ufficiale.
Gli articoli pubblicati sono accessibili al pubblico, libero di utilizzare, con l'assegnazione obbligatoria di autore originale, in base ai modelli di licenza 4.0 adottata dalla rivista Creative Commons.

Quest'opera è distribuita con Licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.


