Saúde Discente: revisão integrativa de um debate em construção
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92964Keywords:
Saúde mental, Estudante universitário, Ensino superior, Educação, PsicologiaAbstract
Este artigo apresenta uma revisão integrativa acerca da produção de conhecimento científica brasileira quanto à relação saúde e estudante universitário(a), enfocando o público de graduandos(as) e pós-graduandos(as). A amostra final de 36 artigos, através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), levou em consideração o período de 1995 a 2018. Os pontos em destaque se colocam na observação de que as publicações mais frequentes, a partir de 2014, demonstram maior interesse da área da Psicologia, com predominância das(os) autoras(es) dos trabalhos publicados e área dos periódicos e concentração de publicações da Região Sudeste. A maioria das pesquisas priorizaram uma abordagem quantitativa, incluindo aquelas que apresentam as(os) estudantes como fontes primárias, chamando atenção para ausência do debate sobre questões de gênero, raça, etnia, classe social, na relação com o contexto da produção de saúde e/ou adoecimento. A pesquisa aponta que há um modo de produção de conhecimento que direciona a centralidade de discursos sobre a saúde em seus aspectos biologizantes, curativistas, tecnológicos e focados nos indivíduos, desconsiderando a criação de intervenções e políticas públicas que possam subverter tal contexto.
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