Violência em periferias urbanas e suas repercussões psicossociais para juventudes negras: um estudo com estudantes de escolas públicas de Fortaleza-CE
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92970Keywords:
Juventudes, Racismo, Violência, Escola, PsicologiaAbstract
Este artigo aborda como a violência em periferias urbanas de Fortaleza/CE repercute psicossocialmente na vida de jovens negras/os estudantes de escolas públicas nessas áreas. Utilizando uma abordagem quantitativa, aplicou-se um questionário a 497 alunos de ensino médio de 12 escolas distribuídas por cinco bairros da cidade. Realizou-se análises descritivas e análises de frequência intragrupo, visando investigar comparativamente as experiências de vitimização, percepções de segurança e repercussões educacionais da violência entre pessoas com diferentes pertencimentos raciais. As análises foram efetuadas por meio do software JASP 0.17.1.O texto evidencia com autodeclarados pretos e pardos, em geral, apresentam maior vitimização, menor percepção de segurança e condições de acesso e permanência escolar mais prejudicadas, em comparação com estudantes brancos. A discussão dos resultados ressaltam desafios para que a escola opere como espaço de proteção de juventudes negras. As considerações finais do artigo frisam a importância da implementação de políticas públicas antirracistas e do suporte de ações intersetoriais, comunitárias e transdisciplinares.
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