Tecer entre educação e psicologia: modos de trabalhar intersetorializados entre saúde e educação desde a escola e a universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92967

Palavras-chave:

Produção de Subjetividade, Formação Inventiva de Professores, Dispositivo de Problematização, Pesquisa-Intervenção, Cartografia

Resumo

O artigo tece análises e intervenções do agenciamento entre duas professoras de universidades públicas e suas pesquisas e práticas com formação de professores e de psicólogos, desde o chão da escola básica.  É escrito no encontro com práticas e estudos do Grupo de Pesquisas Oficinas de Formação Inventiva de Professores – OFIP/CNPq – que posiciona a formação pela possibilidade de se deslocar, de inventar a si e o mundo. Para tanto, o artigo, por meio da pesquisa-intervenção, acompanha alguns traçados do que constitui este modo de formar, entre universidade e escola básica, propondo práticas outras para os campos da formação de professores e de psicólogas(os) que atuam nas políticas públicas de educação. É constituído por três momentos: 1- analisa a noção de formação inventiva de professores para fazer ver e falar o lugar do estudo, da escuta, da conversa, do encontro como produção de saúde nos territórios de formação; 2 - pela noção de intervenção, mostra como o estudo pode acionar equipamentos e dispositivos de problematização das vulnerabilidades dos gestos concretos de se encontrar e conversar sobre/com invenção na escola básica e na formação inicial e continuada de professores, de psicólogos/as; 3 - mostra que tais análises e intervenções facultam outras experiências, intersetorializadas entre saúde e educação, visibilizando a intensa relação entre estudar, afetar e viver que ampliam um grau de potência para a ação e invenção de si, de mundos. A aposta é fazer ver e falar, desde o chão da escola básica, modos de trabalhar intersetorializados entre saúde e educação.

Biografia do Autor

Rosimeri de Oliveira Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Fez Estágio de Pós Doutorado na Universidade Federal do Espírito Santo (2017), com Maria Elizabeth Barros de Barros. É Professora Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo da UERJ. Procientista da UERJ desde 2012. Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ (2016/2019). Editoria da Revista Interinstitucional Artes de Educar. Coordenadora do Grupo de Pesquisas Oficinas de Formação Inventiva de Professores - OFIP/CNPq, desde 2009. Autora de diversos artigos e dos Livros "Deslocamentos na formação de professores: aprendizagem de adultos, experiência e políticas de cognição"#894; "Formação inventiva de professores"; "Entre analisar e intervir na formação de professores"; "Escritas de si" e "Ordens do discurso". Membra do GT Políticas de subjetividade da ANPEPP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos Foucaultianos, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas cognitivas, aprendizagem de adultos, produção de subjetividade, experiência, arte, estética da existência e formação inventiva de professores. Coordenou a Regional Sudeste do Fórum de Editores de Periódicos de Educação - FEPAE/ANPED (2019/2021). Foi Vicecoordenadora do FEPAE-Nacional/ANPED (2021/2023). É Coordenadora do FEPAE-Nacional/ANPED (2023/2025).

Marcia Roxana Cruces Cuevas, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Sou uma professora-pesquisadora atenta às políticas de formação e cuidado e em pensar e efetivar práticas na psicologia e na educação desde saberes contra coloniais e feministas. Interessada nos processos de aprendizagem, criação e inventividade, aposto em práticas de pesquisa que evidenciam, pela via do trabalho manual, uma formação inventiva. Sou professora no Departamento de Psicologia no Curso de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional, na linha de pesquisa Políticas Públicas, trabalho e processos formativos-educacionais. Fiz o Mestrado no Programa de Psicologia da UFES e o Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade. Integro o grupo de pesquisa OFIP Oficinas de Formação Inventiva de Professores, coordenado pela professora Rosimeri Dias de Oliveira da UERJ-São Gonzalo/RJ. Sou membro do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da UFES. Participo como membro do Grupo de Trabalho (GT) Subjetividade Contemporânea da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

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Publicado

16-09-2025

Como Citar

Dias, R. de O., & Cuevas, M. R. C. (2025). Tecer entre educação e psicologia: modos de trabalhar intersetorializados entre saúde e educação desde a escola e a universidade. Revista Sustinere, 13, 161–181. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92967