Promoção da saúde em contextos educacionais: a atuação do psicólogo no cuidado a adolescentes e professores
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92963Palavras-chave:
Adolescência, Bem-Estar do professor, Neoliberalismo, Psicólogo educacionalResumo
Investigou-se a prática profissional do psicólogo nos contextos educacionais, considerando a interseção entre educação e saúde na contemporaneidade. Foram analisados os impactos da sociedade capitalista neoliberal no trabalho dos professores e na educação dos adolescentes, priorizando a formação de indivíduos produtivos, em detrimento de aspectos ético-políticos e sociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, fundamentada em uma revisão da literatura sobre o tema. Foram analisadas publicações acadêmicas, incluindo artigos científicos e documentos institucionais, que abordam temas como educação e neoliberalismo, adolescência na escola contemporânea, saúde mental de estudantes e professores e a atuação da Psicologia no ambiente escolar. Foi realizada uma busca na base de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando os descritores "psicólogo escolar" e "psicologia educacional". Foram considerados artigos publicados no Brasil entre 2020 e 2024. Foram selecionados 20 artigos, organizados em quatro categorias, de acordo com a metodologia dos estudos: relatos de experiência, entrevistas com profissionais e estudantes de Psicologia, entrevistas com profissionais da área educacional e revisões de literatura. Entende-se que a atuação do psicólogo deve se afastar da perspectiva biomédica e neoliberal do cuidado em saúde. Em contrapartida, propõe-se um cuidado baseado na autonomia e criticidade dos indivíduos, em que alunos e professores participem ativamente do processo de reflexão sobre as relações de poder, do processo de aprendizagem e da promoção da saúde no ambiente escolar.
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