Promoção da saúde em contextos educacionais: a atuação do psicólogo no cuidado a adolescentes e professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92963

Palavras-chave:

Adolescência, Bem-Estar do professor, Neoliberalismo, Psicólogo educacional

Resumo

Investigou-se a prática profissional do psicólogo nos contextos educacionais, considerando a interseção entre educação e saúde na contemporaneidade. Foram analisados os impactos da sociedade capitalista neoliberal no trabalho dos professores e na educação dos adolescentes, priorizando a formação de indivíduos produtivos, em detrimento de aspectos ético-políticos e sociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, fundamentada em uma revisão da literatura sobre o tema. Foram analisadas publicações acadêmicas, incluindo artigos científicos e documentos institucionais, que abordam temas como educação e neoliberalismo, adolescência na escola contemporânea, saúde mental de estudantes e professores e a atuação da Psicologia no ambiente escolar. Foi realizada uma busca na base de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando os descritores "psicólogo escolar" e "psicologia educacional". Foram considerados artigos publicados no Brasil entre 2020 e 2024. Foram selecionados 20 artigos, organizados em quatro categorias, de acordo com a metodologia dos estudos: relatos de experiência, entrevistas com profissionais e estudantes de Psicologia, entrevistas com profissionais da área educacional e revisões de literatura. Entende-se que a atuação do psicólogo deve se afastar da perspectiva biomédica e neoliberal do cuidado em saúde. Em contrapartida, propõe-se um cuidado baseado na autonomia e criticidade dos indivíduos, em que alunos e professores participem ativamente do processo de reflexão sobre as relações de poder, do processo de aprendizagem e da promoção da saúde no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Lucila Moraes Cardoso, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-doutora (2021), Doutora (2012), Mestre (2006) e Graduada em Psicologia (2003) pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professora Adjunta do curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como vice-presidente da Associação Brasileira de Rorschach e outros Métodos Projetivos (ASBRo) na gestão 2024-2026. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, estudando principalmente os Métodos Projetivos, Avaliação Psicológica infantil e Avaliação Terapêutica. 

Luciana Martins Quixadá, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Realizei pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, com período sanduíche financiado pela CAPES na Université de Toulouse-Jean Jaurès, mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília e sou graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Sou professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE) vinculada ao curso de Psicologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS/UECE). Coordeno o Laboratório de Estudos e Pesquisas Participativas sobre Infância, Cultura e Subjetividade (LINCS/UECE). Coordeno uma pesquisa em cooperação internacional com professores e pesquisadores da UECE, da Université de Sherbrooke (Canadá) e da Aix-Marseille Université (França) com apoio financeiro do CNPq. Coordeno um doutorado interinstitucional (DINTER) entre o PPCCLIS/UECE e a Escola Nacional de Saúde de Guiné-Bissau, aprovado pela CAPES e com início em 2025. Coordenei de jan/2023 a maio/2025 o GT Juventudes e Pesquisas Participativas da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Integro a Associação Nacional de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira (Rede JUBRA). Tenho experiência no atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência e vulnerabilidade social. Principais temas de investigação: saúde mental; saúde da criança e do adolescente; processos de mediação simbólica e subjetivação; estudos decoloniais; infâncias, juventudes e pesquisa participativa.

Fernanda da Fonseca Giasson, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pelo PPGE/UECE (2022-2026) (áreas de concentração: Sofrimento Psíquico em Professores; Avaliação Terapêutica). Mestra em Educação (2018-2020) pelo PPGE/UECE. Especialização em Psicologia Clínica Humanistica (2015) pela Universidade de Araraquara (UNIARA). Formação Clínica em Abordagem Centrada na Pessoa (2018-2019) pela Formação ACP Fortaleza. Possui graduação em Psicologia (2013) pela Universidade Paranaense (UNIPAR) com ênfase em Prevenção e Promoção à Saúde. Membro do Laboratório de Estudos e Práticas em Avaliação Psicológica (Leapsi). Atua como psicóloga clínica e supervisora clínica pelo viés da Abordagem Centrada na Pessoa.

Kaio Eduardo Silva Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (2008), Pós-Graduação em Gestão Escolar e atualmente e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCLIS) da Universidade Estadual do Ceará. Atua como Coordenador escolar e professor do Governo do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Gestão Escolar, Práticas Integrativas na Escola. 

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Publicado

16-09-2025

Como Citar

Cardoso, L. M., Quixadá, L. M., Giasson, F. da F., & Lima, K. E. S. (2025). Promoção da saúde em contextos educacionais: a atuação do psicólogo no cuidado a adolescentes e professores. Revista Sustinere, 13, 182–202. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92963