O uso de curtas-metragens para a promoção da autoestima, bem-estar e prevenção de violência em crianças: uma experiência na escola
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92961Palavras-chave:
Escola, Rede de apoio, Prevenção de violências, CinemaResumo
A proposta do artigo é apresentar a experiência de um projeto de extensão (CinePsi nas escolas) que utiliza de filmes de curta-metragens e atividades para discutir aspectos dos sentimentos e emoções das crianças de escolas públicas do DF. Esse trabalho tem por objetivo promover o bem-estar e a autoestima e prevenir a violência consigo mesmo e com os outros. Do ponto de vista da saúde mental, o trabalho preventivo nas escolas pode apresentar resultados importantes na autoestima e na conscientização das crianças e jovens a respeito do seu próprio desenvolvimento. Assim, ao exibir filmes de temáticas relacionadas à psicologia e promover a discussão de como o cinema/filmes podem mediar experiências subjetivas, estéticas e de arte, entendemos que há uma ampliação de tomada de consciência sobre os processos de subjetivação. O projeto CinePsi nas Escolas utilizou o cinema, especificamente curta-metragens como dispositivos pedagógicos promovendo atividades voltadas para a reflexão e a participação ativa dos estudantes. As sessões foram estruturadas em dois momentos principais: a exibição de curtas-metragens e a realização de atividades interativas. Foram analisadas as informações que foram construídas na expectação de três curtas-metragens e as atividades desenvolvidas após as crianças e adolescentes assistirem aos filmes. A utilização do cinema, aliada ao debate e a práticas pedagógicas, demonstrou um grande potencial para o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e éticas, promovendo um ambiente mais saudável e estimulante para todos os envolvidos.
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