Tinha uma escola no meio do caminho: a implicância como estratégia de combate antirracista para (re)existir nas escolas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92968

Parole chiave:

Implicância, Análise de Implicação, Escola, Esperançar, Racismo

Abstract

Este artigo discorre sobre o conceito de implicância criado a partir de uma pesquisa sobre o trabalho de uma psicóloga negra no contexto escolar. Primeiramente, é feito um resgate do conceito de análise de implicação, sendo apresentada como um dispositivo ético e metodológico de escuta de si, do corpo que ingressa e atravessa espaços que estão marcados pela colonização e também pela escuta do outro, que também se insere em um contexto histórico. A implicância, contudo, dá um salto além em relação à análise de implicação, uma vez que não se trata apenas de se reconhecer como partícipe na rede institucional, mas como um agente de transformação. Uma psicologia implicante se recusa a habitar somente uma salinha dentro da escola, pois entende que ela nunca será um território neutro. Para além da queixa, implicar com a escola envolve implicar-se com a escola, implicância que não se dá somente no plano conceitual, mas sobretudo nas memórias infanto-juvenis de corpos negros violentados e estigmados pela escola e que, por escolhas ou circunstâncias da vida, acabam se vendo trabalhando em uma escola, como se essa fosse uma pedra no meio caminho. Trata-se de um exercício ético, político e antirracista, uma vez que o que está em jogo não é a manutenção de determinada realidade, mas a sua transformação. Implicar com as instituições é não ceder espaço ao conformismo institucional, que busca a todo custo não mexer nos problemas ditos estruturais em uma escola, neste caso, do racismo e machismo. 

Biografie autore

Fabiana Andressa Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2015). Especialista em Africanidades e Cultura Afro-brasileira(2023) e em Saúde Mental e Relações Raciais(2025). É Mestre(2025) e Doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisa escolas, relações étnico raciais, psicologia social, infâncias negras, infâncias negras menstruantes e escrevivência. Atualmente atua como psicóloga clinica na cidade de São Leopoldo e online, possui experiência de atuação em psicologia escolar, nas politicas de saúde mental e assistência social, além de vasta experiência com gestão de pessoas e acompanhamento de professores.

Luciano Bedin da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Docente Associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. É um dos coordenadores do grupo de pesquisa Políticas do Texto e do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura- Nuppec. Atua como editor do selo editorial Nota Azul e de O Onírico: o primeiro jornal oniropolítico do Brasil.Site: https://www.ufrgs.br/politicasdotexto

Daniel Leal Racheli da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduado em Ciências Biológicas, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (UFRGS). Lecionou Ciências Naturais na Prefeitura Municipal de Sant'Ana do Livramento. Atualmente é professor junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul atuando na Escola Tancredo Neves e na Escola Técnica no HCPA. Participou do programa Residência Pedagógica (UFRGS) como preceptor. Palavras-chave: Educação, Cartografia, Esquizofrenia, Tecnologias, Inteligência Artificial, Multiplicidades, Subjetividades, Potência, "?". 

Mariana Cunha Schneider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicóloga, graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) - São Leopoldo/RS, com ênfase em Práticas Sociais e Institucionais (2020). Doutoranda e Mestra em Psicologia Social e Institucional pena Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Psicologia Social e Comunidades (FGE, Insituto Parentes e Movimento de Saúde Mental - CE) e pós graduanda em Saúde Mental e Relações Étnico-Raciais. Atua na área clínica e social, tendo experiência de trabalho na Clínica, nas políticas públicas de Assistência Social (com foco em garantia de direitos, medidas socioeducativas e sistema prisional), Saúde (com foco em Atenção Básica, Cuidado Integral no Território e Saúde Mental) e Educação (com foco em socioeducação, saúde mental na escola e análise institucional em instituições de educação). Ações direcionadas à garantia dos Direitos Humanos, direito à cidade e processos de ocupação urbana, relações entre infância e cidade e intersecções com a arte.

Mayara Ferreira Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES) e Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Realizou pesquisas na temática de Relações Raciais e de Gênero, principalmente no que se refere a produção intelectual de mulheres negras dentro da área de Ciências Humanas; Psicologia da Libertação e sua contribuição para os saberes construídos pelos povos negros e indígenas na América Latina; Educação Popular e a construção de cursinhos populares assim como de ferramentas que auxiliem leituras e práticas educativas críticas; Saúde Mental com ênfase para a categoria Infanto-juvenil nas políticas públicas da rede de saúde mental de Vitória-ES; Epistemologias e saberes contra coloniais para a construção de reflexões acerca de uma psicologia afro-indígena.

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Pubblicato

2025-09-16

Come citare

Silva, F. A. R. da, Costa, L. B. da, Silveira, D. L. R. da, Schneider, M. C., & Mendes, M. F. (2025). Tinha uma escola no meio do caminho: a implicância como estratégia de combate antirracista para (re)existir nas escolas. Revista Sustinere, 13, 240–261. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92968