“Essa criança tem alguma coisa”: um estudo sobre os processos de psicopatologização de estudantes em uma escola da rede pública de Fortaleza

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92910

Keywords:

Psicopatologização da infância, Inclusão escolar, Psicanálise, Análise Institucional

Abstract

O presente trabalho nasce a partir da experiência na Pesquisa-Intervenção: “Saúde Mental na infância e na adolescência nos contextos da educação e da intersetorialidade em saúde”, realizada em escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza com o objetivo de discutir os desafios nos processos de inclusão de crianças e adolescentes. Entre os anos de 2023 e 2024, foram realizadas rodas de conversa e supervisões de caso com um grupo de funcionários composto majoritariamente por professores de uma escola de Ensino Fundamental I e II. Utilizando os referenciais teóricos da Análise Institucional e da Psicanálise, buscou-se discutir os analisadores que surgiram no trabalho em grupo e decompô-los em processos. Dessa forma, percebeu-se a prevalência de um processo de psicopatologização a partir de uma lógica medicalizante que atravessa a experiência escolar de alunos que não se adequam aos padrões de normalidade instituídos. No texto aqui proposto, são apresentados esses processos e a prevalência do discurso psiquiátrico nos processos de ensino e formas de subjetivação de alunos, professores e ainda na relação entre as famílias e as escolas. Concluiu-se que a atual política de inclusão tem funcionado de modo a institucionalizar alunos com deficiência mantendo-os excluídos simbolicamente, visto que não propõe uma mudança no cerne do projeto político e pedagógico da escola.

Author Biographies

Maria Clara Rodrigues Vieira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista PIBIC da pesquisa “Saúde Mental na infância e na adolescência nos contextos da educação e da intersetorialidade em saúde” (2023 e 2024).

Karla Patricia Holanda Martins, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1989), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e pós-doutorado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Ceará. Nos anos de 2018-2019 foi coordenadora do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Bolsista de Produtividade do CNPq (2019-2021). Supervisiona estágio pós doutoral desde 2013 e orienta teses e dissertações. Participou do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação (ANPEPP) "Psicanálise e Clínica Ampliada" (2009-2024), atuando como vice-coordenadora de 2020-2021. Foi coordenadora de Seção de Psicanálise da Revista de Psicologia Clínica da PUC-RJ (2019-2020) e atua como parecerista ad hoc de várias periódicos nas áreas de Psicologia e Psicanálise. Faz parte do conselho editorial da Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (2019-) e dos Cadernos de Psicanálise do Circulo Psicanalítico do Rio de Janeiro (2012-). Coordena o Programa de Extensão "Clínica, Estética e política do Cuidado" do Departamento de Psicologia da UFC (2017-). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: efeitos subjetivos da experiência da fome, relação mãe-bebê, melancolia, psicopatologia da infância e adolescência, saúde mental em contextos públicos, cuidados clínicos em saúde e psicanálise e cultura. Bolsista de Produtividade do CNPq.

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Published

2025-09-16

How to Cite

Vieira, M. C. R., & Martins, K. P. H. (2025). “Essa criança tem alguma coisa”: um estudo sobre os processos de psicopatologização de estudantes em uma escola da rede pública de Fortaleza . Revista Sustinere, 13, 46–66. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92910