O brincar como dispositivo da educação em saúde: devir menor

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92960

Keywords:

Brincar, Saúde, Subjetividade, Educação, Devir-criança

Abstract

O artigo é um ensaio que propõe uma educação centrada no brincar como dispositivo de produção da saúde e de criatividade por meio do encontro com os objetos e sujeitos da brincadeira. O brincar, conforme o compreendemos, permite uma conexão com mundos e experiências culturais diferentes, propicia a reinvenção de nossos modos de vida e opera a mediação do desenvolvimento por meio de resistências. Problematizamos o brincar capturado pelo consumismo e pela lógica empresarial de uma sociedade utilitarista e focada no mercado que reduziu o brincar ao controle por entretenimento, recreação instrumental e diversão pasteurizada. Estabelecemos diálogo com autores como: Deleuze, Guattari, Foucault, Ariès, Kishimoto, Dornelles etc. Por fim, finalizamos pela aposta no brincar como abertura à experimentação de um devir-criança no sentido proposto por Deleuze-Guattari.

Author Biographies

Flávia Cristina Silveira Lemos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em Psicologia (UNESP, 1999). Mestra em Psicologia e Sociedade (UNESP, 2003). Doutora em História Cultural (UNESP, 2007). Foi bolsista FAPESP no Doutorado. Realizou Estágio de Pós-doutorado em Estudos da Subjetividade (UFF - 2015- 2016) sob supervisão da Profa. Dra. Maria Lívia do Nascimento. Licenciatura semi-presencial em Pedagogia (ICSH-Universidade Estadual de Alagoas, 2017), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, totalizando 600 horas (UNEB, 2017). É Professora Titular de Psicologia Social na Universidade Federal do Pará(UFPA), atua na Graduação Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Psicologia (UFPA). Foi Professora no Programa de Pós-graduação em Educação (UFPA) de 2010 a 2020, na linha de pesquisa Currículo, Epistemologia e História. Integrou a Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2017-2019). Integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Foi Conselheira Titular no Conselho Federal de Psicologia (gestão 2011-2013). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia (UFPA, gestão 2011-2013) e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia (UFPA, gestão 2010-2011). Foi Assessora Especial na PROEX-UFPA (2018-2021). Foi Coordenadora de Relações Interinstitucionais (de 2021 até o presente). É Bolsista de Produtividade do CNPQ-PQ-2, desde 2012. Integra o GT ANPEPP de Psicologia Política. Integra o GT Deleuze Guattari da ANPOF. Foi integrante da Diretoria Nacional da ABRAPSO (2016-2017). Integrou a Diretoria Nacional da ABEP (2017-2019) e (2019-2021). Coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFPA. Integrante da Comissão de Equidade de Gênero da UFPA. Integrante do Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao Escalpelamento no Pará, representando a UFPA. Integrante do Grupo de Trabalho Saúde Mental e Direitos Humanos na ALEPA, representando a UFPA. É filiada às seguintes associações: ABRAPSO, ABPP, ABRAPEE e ABEP. Se interessa pelos seguintes estudos: Ética, Estética e Política em Deleuze Guattari; Ontologia Histórica do Presente em Michel Foucault, Michel de Certeau, Roger Chartier e Arlete Farge; Cosmopolíticas, modos de vida e subjetividades contemporâneas em Donna Haraway, Vinciane Despret, Bruno Latour e Tim Ingold; Velocidade, Espaço e Política em Paul Virílio e Milton Santos; Feminismos Negros e Ameríndios em Grada Kilomba, Chimamanda Ngozi Adichie, Conceição Evaristo, bell hooks e Glória Anzaldúa; Violências, resistências e sujeições em Judith Butler e Hannah Arendt; Estudos Contracoloniais em Achile Mbembe e Frantz Fanon.

Paulo Guilherme Domenech Oneto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduado em Economia e em Filosofia pela UFRJ. Mestrado em Comunicação Social também pela UFRJ na linha de pesquisa intitulada "História dos Sistemas de Pensamento" - dissertação sobre modernidade e imanência. Pós-Graduação lato sensu em Filosofia pela UERJ - pesquisa sobre empirismo. Doutor em Filosofia pela Université de Nice (França) - tese sobre o lugar da estética na tradição filosófica à luz de Nietzsche e Deleuze. Segundo doutoramento com dissertação inconclusa, em Literatura Comparada, pela University of Georgia (EUA) onde lecionou em 2002-2003 - pesquisa sobre a invenção de comunidades por meio da literatura (modernismo de Oswald de Andrade e princípio democrático a partir de Herman Melville e Walt Whitman). Professor-visitante nas universidades federal (UFC, 2004) e estadual do Ceará (UECE, 2006). Professor-substituto de Estética no Instituto de Artes (UERJ, 2006). Professor na Universidade Gama Filho 2007-2008 onde foi professor na graduação e pós-graduação nas disciplinas de Introdução à filosofia, Lógica e Ética. Pesquisa sobre ética e filosofia política. Desde 2009 professor na Escola de Comunicação da UFRJ. Experiência nas áreas de Filosofia, Literatura, Cinema e, mais recentemente, em Psicanálise. Trabalha no triângulo Ética, Estética, Política. Membro do Laboratório de Investigações Histórico-Filosóficas Michel Foucault da UFRRJ, do Grupo de Pesquisas DEVIR da UFF. Colunista do Jornal O Povo de Fortaleza (CE) no ano de 2014. Pesquisas: a imanência nas filosofias de Nietzsche e Deleuze e, desde 2015, a produção de subjetividade na hipermodernidade capitalista (narcisismo e esquizofrenia). Pesquisador honorário em pós-doutorado no Departamento of Psychosocial Stuides, Birkbeck, University of London, 2017. Psicanalista desde 2018. Leciona Introdução à psicanálise de Winnicott na Formação Freudiana desde 2018.

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Published

2025-09-16

How to Cite

Lemos, F. C. S., & Oneto, P. G. D. (2025). O brincar como dispositivo da educação em saúde: devir menor. Revista Sustinere, 13, 203–219. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92960