Intersetorialidade em Educação e Saúde na atuação de psicólogas(os) na educação básica no Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92972

Palavras-chave:

Intersetorialidade, Psicologia escolar, Saúde, Ceará

Resumo

Até a década de 1990 as relações entre Psicologia e Educação materializaram-se em práticas prioritariamente individualizantes, sem tensionamentos às condições produtoras de desigualdade e exclusão no território escolar. Ideais de normalização e ajustamento estavam no centro da cena escolar, alinhavando concepções de saúde e subjetivação. Neste artigo procura-se analisar como a intersetorialidade entre Educação e Saúde comparece atualmente na atuação de psicólogas(os) vinculadas(os) a rede municipal e estadual de educação básica do Ceará. Para tal, realizou-se um recorte da pesquisa “Atuação de psicólogas(os) escolares e educacionais no Ceará: concepções, desafios e inovações nas políticas públicas de educação básica”. Metodologicamente, tem-se como corpus 82 respostas obtidas pela aplicação de questionário online. Quanto aos resultados, os órgãos da saúde se destacaram por sua maior presença, ao serem citados em todas as 10 temáticas abordadas no questionário. Quanto à atuação intersetorial com órgãos da saúde, as temáticas mais frequentemente trabalhadas foram saúde mental, inclusão de PCDs, gênero e sexualidade e medicalização/patologização. Estudantes e professores são os atores escolares a quem mais se direcionam as ações das(os) psicólogas(os). No que se refere às estratégias, há uma convivência entre trabalhos grupais, sobretudo rodas de conversas, atendimentos individuais e encaminhamentos. Muito embora não seja possível inferir sobre o cotidiano da intersetorialidade educação-saúde, as análises são pistas de como as estratégias mencionadas pelas(os) psicólogas(os) tensionam a setorização das políticas públicas e a terceirização do trabalho sobre as demandas escolares atreladas ao fenômeno da queixa escolar.

Biografia do Autor

Érica Atem Gonçalves de Araújo Costa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora do Departamento de Psicologia da UFC, campus Fortaleza (Psicologia Escolar/Educacional e Psicologia nas instituições e processos grupais) e docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia,Fortaleza, na linha de pesquisa Subjetividade e crítica do contemporâneo e do mestrado Profissional em Psicologia e políticas públicas UFC/ Campus Sobral, linha de pesquisa: Educação e Políticas Públicas. Doutora e mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professora efetiva do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará/Campus Sobral/CE, na área de Metodologia de pesquisa (2009-2011) e de Psicologia do desenvolvimento (2012-2018). Membro do VIESES-UFC: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação, grupos de pesquisa do CNPQ e o Programa de Extensão do Departamento de Psicologia da UFC, do qual faz parte como pesquisadora e coordenadora do projeto de extensão Maquinarias: infâncias em invenção. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET-Psicologia), vinculado ao Departamento de Psicologia. É professora colaboradora no Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPSIEE), UFC/ Campus Sobral. Foi Membro do GT/ANPEPP " Relações intergrupais: preconceito e Exclusão Social (2018 -2023) e intergra atualmente o GT Psicologia e Politicas educacionais. Interesses de pesquisa: práticas de resistência, instituições e dispositivos grupais e artísticos, modos de subjetivação e infâncias em contextos periféricos, Práticas em psicologia Escolar, processos formativos e inventivos, políticas públicas na intersecção Psicologia, Assistência Social, Educação e Direitos humanos. Email: ericaatem@ufc.br

Lara Thayse de Lima Gonçalves, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC, vinculada à Linha 2 "Subjetividade e Crítica do Contemporâneo". Bolsista de mestrado FUNCAP de 2022 a 2023. Bolsista de Apoio Técnico FUNCAP na pesquisa "ATUAÇÃO DE PSICÓLOGAS/OS ESCOLARES E EDUCACIONAIS NO CEARÁ: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E INOVAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA". Ênfase de interesse em pesquisa ligado às áreas de Educação, Psicologia Escolar/Educacional, Psicologia Social, Psicologia do desenvolvimento, Psicologia e Grupos Sociais.

Vitor Batista de Melo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisa no campo da Psicologia Escolar/Educacional. Bolsista de Apoio Técnico da pesquisa Atuação de Psicólogas(os) Escolares e Educacionais no Ceará: Concepções, Desafios e Inovações nas Políticas Públicas de Educação Básica financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Área de Inserção: Psicologia, Psicologia Social, Psicologia Escolar/Educacional, Infância, Juventude.

Luciana Lobo Miranda, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós- Graduação em Psicologia da UFC. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1992), Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) (1996) e Doutora em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC/RJ (2002) com Estágio doutoral no Programa de Ciência da Educação em Paris 8, França. Realizou Estágio Pós- doutoral no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da City University of New York-EUA (GC- CUNY) (2017-2018). Assumiu os seguintes cargos de gestão: coordenadora e vice-coordenadora do curso de Graduação em Psicologia da UFC (2005-2007). Vice-coordenadora do PPG-Psicologia UFC (2018-2020). Coordenadora do PPG- Psicologia UFC (2020-2021). Membro do comitê interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) do CNPq, no âmbito da UFC. Conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho de Educação do Ceará (CEE) (2015-atual). Atua na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia Educacional/ Escolar, onde desenvolve pesquisas sobre: educação escolar e modos de subjetivação; juventude e contemporaneidade; aspectos teórico- metodológicos da pesquisa- intervenção. Líder do grupo de pesquisa Psicologia, Subjetividade e Sociedade (diretório de GP/CNPq). Membro da Redejubra e da comissão nacional do JUBRA. Participa dos GTs/Anpepp desde 2010, onde atualmente coordena o GT Psicologia, estética e arte. Coordenadora do Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade (LAPSUS) onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na interface Psicologia e educação. É parecerista ad hoc de várias periódicos em Psicologia e do PROCIÊNCIA UERJ-FAPERJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Nível 2.

Tadeu Lucas de Lavor Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Psicólogo (CRP 11/16.666). Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e Inovação Tecnológica (BPI) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO - Bolsista Integral do PROUNI. Especialização em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação a Distância (Instituto Pedagógico de Minas Gerais - IPEMIG). Especialização Latu Sensu em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Mestre e Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC na Linha de Pesquisa Subjetividade e Crítica do Contemporâneo. Experiência em Atividades de Ensino, Extensão e Pesquisa. Sou Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE) na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI/UECE) no Setor de Estudo em Psicologia da Educação. Coordenador do Projeto de Extensão Artesanias Escolares (UECE/PROEX). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família (UECE/RENASF) vinculado a Linha de Pesquisa de Educação na Saúde e Promoção da Saúde. Membro do GT 26 - Juventudes e Pesquisas Participativas da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro associado da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). É Docente Avaliador do Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes - BASis/INEP/MEC (Portaria N 562, de 27 de Dezembro de 2022). E-mail: tadeulucaslf@gmail.com

Thales Araujo Dias, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Acadêmico do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no projeto "Repercussão das Avaliações Externas para a Saúde de Professores Cearenses: Análise Qualitativa e Modelo de Mediação Multinível", com início em 01/09/2024. Também atua como extensionista voluntário no projeto "Elaborar: Compreender e Transformar o Trabalho". Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq no projeto "Qualidade de Vida dos Cuidadores Informais de Idosos com Doença Crônica", no período de 01/09/2023 a 31/08/2024. Atuou como extensionista voluntário no projeto "Intervenções e Estudos em Avaliação Psicológica" de abril a setembro de 2023, tornando-se colaborador a partir dessa data. Além disso, foi bolsista do Programa Educação pelo Trabalho (PET) Assistência e Gestão - Ministério da Saúde/Secretária da Saúde de Sobral/UFC/UVA de 01/08/2022 a 31/07/2023. Possui interesse nas áreas: Pesquisa Quantitativa; Psicometria; Avaliação Psicológica e Saúde do Trabalhador.

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Publicado

16-09-2025

Como Citar

Costa, Érica A. G. de A., Gonçalves, L. T. de L., Melo, V. B. de, Miranda, L. L., Lavor Filho, T. L. de, & Dias, T. A. (2025). Intersetorialidade em Educação e Saúde na atuação de psicólogas(os) na educação básica no Ceará. Revista Sustinere, 13, 132–160. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92972