Sobre a Revista

A Revista SUSTINERE (SUST) tem por objetivo a publicação de contribuições nacionais e internacionais acadêmicas, técnicas e científicas que articulem temas interdisciplinares e transdisciplinares relativos à Saúde e Educação em suas interfaces com a sociedade, a ciência, o meio ambiente e a tecnologia. São aceitos artigos em português, inglês e espanhol.

e-ISSN: 2359-0424 | Ano de criação: 2013 | Área do conhecimento: Multidisciplinar | Qualis: A2.

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Impactos ambientais de Terminal Petroquímico

03-09-2025

Dr. J.R. de Almeida

https://profalmeidajr.blogspot.com/

A instalação de um terminal petroquímico pode trazer desenvolvimento econômico, mas também levanta questões ambientais importantes. Como medir esses impactos e garantir que o meio ambiente e as comunidades locais não sejam prejudicados? A resposta está na análise de sistemas, um método que permite avaliar as interações entre as atividades humanas e seus efeitos sobre a natureza, a sociedade e a economia.

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Edição Atual

v. 13 (2025): REVISTA SUSTINERE - EDIÇÃO SUPLEMENTAR 2
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Segunda Edição Suplementar da Revista SUSTINEREvolume 13 (2025) organizada pelos professores Dr. Tadeu Lucas de Lavor Filho, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Dra. Luciana Lobo Miranda, da  Universidade Federal do Ceará (UFC) e Dra. Adriana Marcondes Machado, da Universidade de São Paulo (USP). 

A presente edição temática reúne reflexões críticas sobre os encontros e desencontros entre os campos da Educação e da Saúde no cotidiano escolar brasileiro. A intersetorialidade é aqui compreendida como uma articulação de saberes e práticas que busca enfrentar os desafios compartilhados por essas áreas, historicamente organizadas de forma setorizada. Os artigos apresentados trazem diferentes olhares sobre essa relação, evidenciando tanto as tensões quanto as potências das intervenções intersetoriais nas escolas, a partir de diversas regiões e contextos do país.

Entre os temas recorrentes, destacam-se as críticas à medicalização e à psicopatologização da vida escolar, a análise dos efeitos da racionalidade neoliberal nos discursos educacionais e de saúde, e as disputas em torno dos modos de subjetivação na escola. Os textos também problematizam os desafios da atuação profissional intersetorial, discutem experiências inventivas que colocam o cuidado e a escuta no centro das práticas, e enfatizam as questões étnico-raciais como elemento estrutural na compreensão das desigualdades que atravessam saúde, educação e juventude.

Este dossiê reúne trabalhos de pesquisa, extensão e atuação profissional que tomam o chão da escola como espaço vivo de produção de subjetividades, disputas políticas e invenções coletivas. A partir da valorização de práticas comprometidas com a pluralidade, a ética do cuidado e a justiça social, os textos aqui publicados contribuem para o fortalecimento de debates urgentes sobre os caminhos possíveis para a construção de políticas públicas mais integradas, críticas e sensíveis à complexidade da vida escolar.

  

Publicado: 16-09-2025
  • Editorial

    Tadeu Lucas de Lavor Filho , Luciana Lobo Miranda, Adriana Marcondes Machado
    1 - 3
    DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.93941

ARTIGOS

  • Adolescências, diagnósticos, psicofármacos e escola: relatos estudantis em um Instituto Federal

    Débora Lima Siqueira, Adriana Marcondes Machado
    4 - 26
    DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92907
  • “Engrenagens da medicalização”: discussão da construção performativa contemporânea dos transtornos psiquiátricos a partir de um estudo de caso

    Marcos Roberto Vieira Garcia, Alberto Shodi Yamashiro, Gustavo Kalil Cadaval
    27-45
    DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92909
  • “Essa criança tem alguma coisa”: um estudo sobre os processos de psicopatologização de estudantes em uma escola da rede pública de Fortaleza

    Maria Clara Rodrigues Vieira, Karla Patricia Holanda Martins
    46 - 66
    DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92910
  • Competências socioemocionais como dispositivo de neoliberalização da educação

    Giuliana Volfzon Mordente, Francisco Teixeira Portugal
    67 - 88
    DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92908
  • Jogar o jogo do mundo - a escola e os modos de subjetivação

    Katia Faria de Aguiar, Geisa de Oliveira Loureiro, Elissandra Ângelo de Vasconcelos Junqueira
    89 - 110
    DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92912
  • Meritocracia e medicalização nos projetos de vida de estudantes do último ano do ensino fundamental: a busca por uma “vida normal”

    Ariane Rocha Felicio de Oliveira , Lygia de Sousa Viégas
    111 - 131
    DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92930
  • Intersetorialidade em Educação e Saúde na atuação de psicólogas(os) na educação básica no Ceará

    Érica Atem Gonçalves de Araújo Costa, Lara Thayse de Lima Gonçalves, Vitor Batista de Melo, Luciana Lobo Miranda, Tadeu Lucas de Lavor Filho, Thales Araujo Dias
    132 - 160
    DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92972
  • Tecer entre educação e psicologia: modos de trabalhar intersetorializados entre saúde e educação desde a escola e a universidade

    Rosimeri de Oliveira Dias, Marcia Roxana Cruces Cuevas
    161 - 181
    DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92967
  • Promoção da saúde em contextos educacionais: a atuação do psicólogo no cuidado a adolescentes e professores

    Lucila Moraes Cardoso, Luciana Martins Quixadá, Fernanda da Fonseca Giasson, Kaio Eduardo Silva Lima
    182 - 202
    DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92963
  • O brincar como dispositivo da educação em saúde: devir menor

    Flávia Cristina Silveira Lemos, Paulo Guilherme Domenech Oneto
    203 - 219
    DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92960
  • O uso de curtas-metragens para a promoção da autoestima, bem-estar e prevenção de violência em crianças: uma experiência na escola

    Fabrícia Teixeira Borges, Silvia Lordello, Giovanna Buzolo Leite, Carlos Eduardo Sales de Andrade, Julia Garcia de Santana
    220 - 239
    DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92961
  • Tinha uma escola no meio do caminho: a implicância como estratégia de combate antirracista para (re)existir nas escolas

    Fabiana Andressa Rodrigues da Silva, Luciano Bedin da Costa, Daniel Leal Racheli da Silveira, Mariana Cunha Schneider, Mayara Ferreira Mendes
    240 - 261
    DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92968
  • Saúde Mental e Educação: estudo de caso em uma escola Quilombola na Serra do Evaristo em Baturité-Ceará

    Camila Ricarte Dantas Carvalho, James Ferreira Moura Júnior
    262 - 274
    DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92966
  • Violência em periferias urbanas e suas repercussões psicossociais para juventudes negras: um estudo com estudantes de escolas públicas de Fortaleza-CE

    João Paulo Pereira Barros, Mayara Ruth Nishiyama Soares, Raimundo Cirilo de Sousa Neto, Carla Jéssica de Araújo Gomes, Ana Thaís Albuquerque Norões Boutala, Levi de Freitas Costa Araújo, Antonio Caio Renan Silva Penha, Damião Soares de Almeida-Segundo, Bruno Vieira dos Santos, Luiz Fábio Silva Paiva
    275 - 297
    DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92970
  • Saúde Discente: revisão integrativa de um debate em construção

    Raphaella Fagundes Daros, Janaína Mariano César, Filipe Azevedo Souza
    298 - 321
    DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92964
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