Edições anteriores
-
“Vocês são importantes...": questões de alteridade e diferença nas políticas curriculares
v. 24 n. 75 (2023)A apresentação desta Seção Temática, organizada em parceria com a Associação Brasileira de Currículo (ABdC), é um convite à leitura dos artigos aprovados para dialogar com a fala do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Prof. Silvio Almeida: “Vocês existem e são valiosos para nós...”. Reiteradamente repetido durante o ato de posse, o enunciado serviu de disparador para condensar e aprofundar as conversas sobre diferença e alteridade nas pesquisas, nas teorias e nas políticas curriculares. Neste contexto, a própria composição da apresentação busca performar o emaranhado denso e complexo que constitui o campo do currículo. Cada um dos organizadores, de três regiões diferentes do país com trajetórias intelectuais também diferentes, explorou, em uma das seções, sua leitura do ato de fala e suas conexões com as pesquisas em currículo, diferença e alteridade. Na escrita, este exercício busca expor ressonâncias que povoam o campo do currículo antes que movimentos ou conceitos em comum. Lendo de forma difrativa os artigos, esta seção temática pretende expor como a diferença e alteridade vem se constituindo como objeto de investigação, as perspectivas teóricas e as metodologias usadas, as inflexões éticas, políticas e estéticas que provocam, bem como os sonhos, os limites e as promessas políticas que nos envolvem.
Palavras-chave: currículo; diferença; alteridade.
-
Redes Educativas e mediações digitais: tensões e insurgências de formação
v. 21 n. 60 (2020)Estabelecer o debate para a compreensão de redes educativas como elementos conceituais do currículo, fazendo emergir criações curriculares no/do pensamento contemporâneo.
-
OUTRAS EPISTEMOLOGIAS E METODOLOGIAS NAS INVESTIGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO
v. 20 n. 59 (2019) -
HANNAH ARENDT: PENSAR SEM CORRIMÃOS
v. 20 n. 58 (2019) -
Pesquisa em educação em múltiplos contextos
v. 20 n. 57 (2019) -
Universidade e Democracia: para quê? para quem?
v. 20 n. 56 (2019) -
INCLUSÃO ESCOLAR E INTERROGAÇÕES CURRICULARES: ADAPTAR, MODIFICAR, DIFERIR?
v. 19 n. 55 (2018)Edição organizada em parceria com a Associação Brasileira de Currículo - ABdC