v. 24 n. 72 (2023): Revista Teias n 72

					Visualizar v. 24 n. 72 (2023): Revista Teias n 72
Publicado: 24-06-2023

Editorial

  • Editorial

    Jane Paiva, Paula Leonardi
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.73302

Artigos de Demanda Contínua

  • Projeto imagens que me encantam: autoria e protagonismo de crianças em tratamento oncológico

    Victor Reis Mazzei, André da Silva Mello
    3-19
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.67146
  • Quem nos olha pelos espelhos? A educação das relações étnico-raciais e o regime de visualidades

    José Valter Pereira, Leidiane dos Santos Aguiar Macambira, Ana Luísa dos Santos Aguiar
    20-34
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.68515
  • Dança/ Educação nas infâncias: marcas na constituição docente

    Silvia Sell Duarte Duarte, Andresa Gonçalves da Silva, Rita Buzzi Rausch
    35-49
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.63868
  • Corporeidade e as possíveis intervenções no ato de cuidar: olhares desde o Sul

    Marcelo Paraiso Alves, Silvia Bitencourt da Silva, Amparo Villa Cupolillo, Alexandre Palma
    50-65
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.67204
  • Maneiras de tratar o corpo, modos de criar o mundo: um olhar foucaultiano sobre o cinema no filme Eu, Pierre Rivière

    Sandra Espinosa Almansa
    66-78
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.61690
  • O estado do conhecimento como fonte para pesquisa em história da educação sobre a história do IFMT, Brasil (1909-2008)

    Tulio Marcel Rufino de Vasconcelos Figueiredo, Nilce Ferreira
    79-98
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.67956
  • A formação inicial de professores de História na perspectiva de gênero

    Rosimeire Carvalho dos Santos Masuda, Carmen Lúcia Dias, Jorge Luís Mazzeo Mariano
    99-112
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.68562
  • Chrysalis e tempos de paixões tristes: trans-formação e reexistência docente no PRP/UFBA

    Denise Moura Guerra, Roberto Sidnei Macedo
    113-124
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.70242
  • Enriquecimento curricular como prática pedagógica para alunos com altas habilidades/superdotação: uma possibilidade de inclusão escolar

    Andréia Jaqueline Devalle Rech, Tatiane Negrini, Joseane Oliveira dos Santos
    125-139
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.57888
  • Olhares sobre a dislexia, inclusão e a saúde mental na educação superior

    Mara Dantas Pereira, Joilson Pereira da Silva
    140-153
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64427
  • Infância, educação e aprendizagem: reflexões a partir da obra Como Estrelas na Terra: toda criança é especial

    Claudia Milanez Sachet, Talita Duarte de Jesus, Carlos Renato Carola
    154-166
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.69271
  • Avaliação pedagógica de alunos com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado

    Fernanda Oscar Dourado Valentim, Anna Augusta Sampaio de Oliveira
    167-180
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.67307
  • Utilização do alfabeto móvel organizado por crianças com TEA: Percepções de profissionais

    Maria Aparecida Ferreira de Paiva, Andréa Rizzo dos Santos
    181-196
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.63168
  • Programa Mais Infância: análise de uma política para educação infantil no município de Niterói-RJ

    Gisele Coelho de Oliveira, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel
    197-211
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.68467
  • Abandono afetivo de criança e processo de aprendizagem escolar

    Fernando de Almeida Silva, Rafael Cerqueira Fornasier
    212-232
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.62028
  • Afetividade e gosto pela ciência no ensino fundamental: o que dizem os professores de ciências

    Julia Nunes Pacheco, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Luiz Marcelo Darroz
    233-250
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.63265
  • Tessituras das redes educativas nos currículos dos povos originários

    Leonardo Rangel dos Reis, Maria do Carmo de Morais Mata Rodrigues, Alessandra da Costa Barbosa Nunes Costa
    251-264
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.62395
  • A pesquisa como princípio educativo em aulas de ciências e matemática na educação básica

    Gabriela dos Santos Pícoli, José Luís Ferraro
    265-277
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64634
  • Rede colaborativa virtual de aprendizagem: conectando saberes docentes

    Daniela Cherobini Cargnelutti, Ana Cláudia Oliveira Pavão
    278-290
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.66753
  • Ensino das ciências biológicas e a contextualização de saberes: uma análise do currículo de formação docente

    Luiz Felipe Pereira Silva, Marcelo Alves Ramos
    291-311
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.67214
  • A produção científica sobre educação física na educação infantil no GTT escola/ Conbrace

    Dayane Oliveira Palhano, Samantha Sabbag, Viviane Preichardt Duek
    312-329
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.67472
  • Fechamento das escolas do campo: entre os territórios de articulação, resistência e luta

    Lanna Cecília Lima de Oliveira, Luana Patrícia Costa Silva, Matheus Ferreira da Silva
    330-342
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.67227
  • Ciberespaço e escola: dialogando com conhecimentos plurais

    Elaine Conte, Fernanda Roth da Costa, Bernadeth Vital Avelino Filha
    343-356
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.67489
  • Percepção de alunos sobre o programa de responsabilização escolar do Ceará

    Karlane Holanda Araújo, Eric Ferdinando Kanai Passone, Juliana Alexandre Soares Gomes
    357-374
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.68938

Elos

  • Formación inicial del docente y planificación en el aula multigrado

    Roser Boix Tomàs
    386-393
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.70623

Ensaios

  • Exercícios de livros didáticos e a avaliação democrática das aprendizagens

    Marcus Bomfim
    394-407
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.67054

Em Foco

  • Macro e microrregulação: a avaliação em larga escala e alguns efeitos sobre o currículo

    Maria Eliéte Lacerda Lucchesi, Celso Luiz Aparecido Conti
    375-385
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.70205