Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Indexadores
Template para Submissão
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 22 (2021): Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular
v. 22 (2021): Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular
Publicado:
15-12-2021
Editorial
Editorial
Jane Paiva, Paula Leonardi
1
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.64192
Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular
Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular
Ana Paula Andrade, Inês Barbosa de Oliveira
2-10
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.64199
“Com o sangue de quem foram feitos meu olhos?” Conversando com Edson Krenak sobre literaturas e metodologias indígenas
Edson Krenak, Danielle Bastos Lopes, Leonardo Ferreira Peixoto
11-27
PDF
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.61628
Perspectivas curriculares sobre a temática gênero e sexualidade no ensino de ciências e biologia: controvérsias no PCN e na BNCC?
Vinicius Souza Magalhães Leite, Rosane Moreira Silva de Meirelles
28-47
PDF
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.61586
Dignidade e cidadania tecida nos "nós compartilhado": aprendizagens com mulheres pretas
Patrícia Baroni, Rithianne Barbosa Pereira dos Santos
48-60
PDF
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.61930
Currículo e culturas: a Educação Antirracista como direito humano
Márcia Maria Rodrigues Uchôa, Carlos Alberto Paraguassú Chaves, Carlos Eugênio Pereira
61-72
PDF
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.61610
História e cultura Afro-Brasileira e Africana: experiência na formação de professores a partir de um projeto de pesquisa-ação
Raphaela Reis Conceição Castro Silva, Francione Oliveira Carvalho
73-92
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62652
Estado de exceção, estado de guerra: os impactos da ascensão conservadora e da pandemia numa escola socioeducativa em contexto de privação de liberdade
Fábio de Barros Pereira
93-106
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.64090
Direitos Humanos nos currículos de Direito: descolonizar a formação e profissionalização
Eliada Mayara Cardoso da Silva Alves, Dulce Mari da Silva Voss, Maria Cecília Lorea Leite
107-120
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.61936
Educação do campo: um contexto contra-hegemônico na História da Educação brasileira
Angelita Tatiane Silva dos Santos Perin, Marilene Gabriel Dalla Corte
121-134
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62053
O direito à educação e a cidadania nos/dos currículos pensadospraticados
Rafael Marques Gonçalves, Diego Rosa
135-148
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.61743
Direitos humanos, laicidade e educação escolar: “eu sempre rezei o pai nosso na escola”
Eliane Pinheiro Fernandes, Fábio Alves Gomes, Wanda Maria Junqueira de Aguiar
149-162
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.61672
Currículo em disputa: o debate sobre o Ensino Religioso em escolas públicas
Fernanda Batista Moreira de Andrade, Erisvaldo Pereira dos Santos
163-174
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62018
Currículo na Educação Infantil: a pandemia e o desenvolvimento humano
Juliana Carbonieri, Cassiana Magalhães
175-189
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62033
O balancê da sopa de legumes - (res)significações de uma refeição como presente
Eduardo Garralaga Melgar Junior, Suelen Borges Loth Correa, Janaize Batalha Neves
190-201
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.61973
Currículo-ações-silêncios: um olhar para a formação inicial do professor de literatura na UFAM
Iolete Ribeiro da Silva, Priscila Vasques Castro Dantas
202-214
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.61578
A lei 13.415/2017 e o "novo" Ensino Médio: inquietações pertinentes
Luciano Luz Gonzaga
215-225
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62047
Currículos pensadospraticados na educação profissional do IFRN, Campus Apodi
Leonardo Dantas dos Santos, Francisco Canindé da Silva
226-240
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.61671
Elos
Alfabetización y letramento: un desafío para el profesor de alfabetización brasileño del siglo XXI
Laura Oliveira, Claudio Neves Lopes, Eduardo Alves Inez
241-255
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.50116
Em Pauta
Rostos apagados no currículo escolar: trajetórias de evasão na escolarização de jovens negras no município de Jóia/RS
Cauana Peyrot Conceição, Maria Simone Vione Schwengber, Marileia Gollo de Moraes
256-269
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.54803
Artigos de Demanda Contínua
Da janela lateral... construções etnográficas em um currículo escolar
Lynna Gabriella Silva Unger, Lívia de Rezende Cardoso
270-285
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.47141
Formação do leitor: de políticas curriculares e programas governamentais à docência
Regina Godinho Godinho de Alcântara, Gisele Santos de Nadai
286-303
XML
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.53503
Os jovens e as afetivas alegrias: acontecimentos de leitura e escrita em aula de EJA.
Raimundo Nonato Oliveira Falabelo
304-320
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.53520
O programa bolsa estágio formação docente: a concepção de estágio na política capixaba
Elimar Ponzzo Dutra Leal, Beatriz de Basto Teixeira
321-340
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.52991
Currículo do curso de música e a formação do músico popular: um estado de conhecimento
Leticia Dias de Lima, Fabiany de Cássia Tavares Silva
341-358
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.53970
O cinema em redes de conversações: inventando novos modos de produção de pesquisa e currículos
Sandra Kretli Silva, Ana Cláudia Santiago Zouain, Nathan Moretto Guzzo Fernandes
359-371
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.53558
Procurando π: uma investigação sobre números irracionais
Adriana de Souza Lima, Vitor Acioly Barbosa, Victor Augusto Giraldo
372-385
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.52253
Ensaios
Tempos da educação católica no Rio de Janeiro: 1854-1934
Marco Aurélio Corrêa Martins
386-405
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.54345
Debate
Escolas cívico-militares: conservadorismo e retrocesso na educação brasileira
Zenilda Rodrigues Dias, Adalberto Carvalho Ribeiro
406-426
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.59634
Resenhas
A era da curadoria: o que importa é saber o que importa!
Thalyta Freire
427-430
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.53096
Pareceristas Ad Hoc 2021
Pareceristas Ad Hoc 2021
431-438
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.64196
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários