APRESENTAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO EM NOSSO TEMPO

Edméa Santos, Felipe Silva Ponte Carvalho, Dilton Ribeiro Couto Junior

Texto completo:

PDF

Referências


BITTENCOURT, Irene. ESTUDO FORMATIVO SOBRE LETRAMENTO CIENTÍFICO E CIBERCULTURA. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 1, maio/abril de 2018, p. 197-211. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.34175

CARMO, Alessandro Xavier do. SOU FRANCO, MARIELLE FRANCO. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 1, maio/abril de 2018, p. 216-219. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.34318

COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; OSWALD, Maria Luiza Magalhães Bastos. “Fico sem nada de

interessante pra postar qnd estou recatada!”: a relação entre o espaço eletrônico e o espaço físico em conversas mantidas entre jovens no Facebook. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa (Org.). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Paraíba: EDUEPB, 2014, p. 167-184.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução de Suzana Alexandria. 2. Ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LUCENA, Simone. DA TELEVISÃO ANALÓGICA AOS CANAIS DO YOUTUBE NA INTERNET: OUTRAS FORMAS DE PRODUZIR E COMPARTILHAR. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 1, maio/abril de 2018, p.31-50. https://doi.org/10.12957/redoc.2018.32529

MEDEIROS, Cristiano Sant'Anna de. PENSANDO COM IMAGENS NA/DA DIFERENÇA PARA UMA SOCIEDADE DO COMPARTILHAMENTO. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 1, maio/abril de 2018, p.136-160. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33284

OLIVEIRA, Josefa Kelly Cavalcante de. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: ELEMENTOS E FERRAMENTAS QUE INFLUENCIAM A INTERAÇÃO ONLINE. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 1, maio/abril de 2018, p.185-196. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.31393

OLIVEIRA, Julio Lucas de. ENSINAR E APRENDER COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM REDE: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E TENSÕES. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 1, maio/abril de 2018, p. 161-184. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33476

PIEMNTEL, Fernando Silvio Cavalcante; SANTOS, Alane de Almeida; GOMES, Fernanda Alexandre da Silva. A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 1, maio/abril de 2018, p. 84-105. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33011

PINTO, Rosana Da Silva. CORPOARTE E IDENTIDADES: UM ESTUDO SOBRE AS VISUALIDADES JUVENIS NAS ESCOLAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 1, maio/abril de 2018, p. 214-215. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33814

POLATE, Viviane Aparecida Tomaz Polate. INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA SE (RE)PENSAR O DIGITAL EM REDE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 1, maio/abril de 2018, p. 118-135. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33478

PRETTO, Nelson De Luca; ASSIS, Alessandra. Cultural digital e educação: redes já! In: PRETTO, Nelson De Luca; SILVEIRA, Sérgio Amadeu (Org.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008, p. 75-83.

RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de; SANTOS, Rosemary dos. Ambiências híbridas-formativas na educação online: desafios e potencialidades em tempos de cibercultura. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 1-13, jan./abr. 2018.

SAMPAIO, Ana Patricia Lima; e ALCÂNTARA, Maria Ines Pereira. UPGRADE NA INTERFACE DO FORMULÁRIO ONLINE DA GOOGLE: AMBIENTE COLABORATIVO DE APRENDIZAGEM. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 1, maio/abril de 2018, p. 51-67. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.32946

SANTAELLA, Lucia. Intersubjetividade nas redes digitais: repercussões na educação. In: PRIMO, Alex. (Org.). Interações em rede. Porto Alegre: Editora Sulina, 2013, p. 33-47.

SANTAELLA, Lucia. A crítica das mídias na entrada do século 21. In: PRADO, José Luiz Aidar (Org.). Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker Editores, 2002, p. 44-56.

SANTOS, Bruno Oliveira dos; BOAVENTURA, Edivaldo Machado; e SILVA, Francisca de Paula Santos da. O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E QUESTÕES CONSTITUCIONAIS CONTEMPORÂNEAS NO BRASIL. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 1, maio/abril de 2018, p. 13-30. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.34258

SANTOS, Edméa. A cibercultura e a educação em tempos de mobilidade e redes sociais: conversando com os cotidianos. In: FONTOURA, Helena Amaral; SILVA, Marco (Org.). Práticas pedagógicas, linguagem e mídias: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011, p. 75-98.

SILVA, Bruno Vieira Alves da. APRENDER NO FACEBOOK: ALGUNS SILÊNCIOS E RUÍDOS PARA INSTIGAR O ENSINO E A DOCÊNCIA ONLINE. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 1, maio/abril de 2018, p. 68-83. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.34199

SILVA, Wagna Andrade. DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: (RE)PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE EM REDE. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 1, maio/abril de 2018, p. 106-117. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33409

VIEIRA, Ana Letícia; ROSSATO, Bruno; e REIS, Vinicius Leite. INCONVENIENTE. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 1, maio/abril de 2018, p. 212-213. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33423




DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.35616

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Indexação:

           


 

Google Acadêmico::

 

(Citações /Métricas)

 

Visualizações:

 


Licença:

  Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.