CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES EM MEIO AO CAOS: (SOBRE)VIVÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66631Palavras-chave:
Corpos, gêneros, sexualidades, pandemiaResumo
O dossiê temático “Corpos, gêneros e sexualidades em meio ao caos: (sobre)vivências em tempos de pandemia” buscou organizar trabalhos voltados para uma reflexão sobre os efeitos sociais da pandemia da COVID-19 em articulação com as questões de gênero e sexualidade. A intenção foi de apresentar um panorama de textos de diferentes áreas do conhecimento e que abarcassem perspectivas teórico-metodológicas distintas para fomentar discussões focalizadas principalmente na constituição de nossos corpos, gêneros e sexualidades em tempos de reconfigurações sociais desencadeadas pela pandemia da COVID-19.
Referências
AMARO, Ivan; MATOS, Vanessa Soares; e SILVA, Lyzia Toscano da. CONVERSAS SOBRE FEMINILIDADES NA PANDEMIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTISSEXISTAS A PARTIR DA SÉRIE “CONFISSÕES DE ADOLESCENTE”. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 2, jan.-abr., 2022, p. 41-68.
BRITO, Leandro Teofilo de. “ENFRENTAR O VÍRUS COMO HOMEM E NÃO COMO MOLEQUE”: QUANDO A MASCULINIDADE TÓXICA SE TORNA GENOCIDA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 2, jan.-abr., 2022, p. 150-162.
BUTLER, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
CORONEL, Renata Cristiane Martins; SILVA, Iracema Cristina Fernandes da; e FERNANDES, Terezinha Fernandes. (CIBER)ATIVISMOS E LUGARES DE EXISTÊNCIA SOCIAL: VOZES PLURAIS NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 2, jan.-abr., 2022, p. 19-40.
COUTO, Edvaldo; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. #Fiqueemcasa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/35ZS4X8>. Acesso: 15 maio 2020.
MADDALENA, Tania Lucía; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; TEIXEIRA, Marcelle Medeiros. O que dizem os memes da educação na pandemia? Dilemas e possibilidades formativas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 5, n. 16, p. 1518-1534, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/37WedIs>. Acesso em: 29 dez. 2020.
MEDEIROS, Cristiano Sant'Anna de. #DIFERENÇA: PENSANDO COM IMAGENS COMPARTILHADAS DENTROFORA DA ESCOLA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 2, jan.-abr., 2022, p. 198-199.
MENEGUETTI, Amanda Caroline Generoso; e BAGGENSTOSS, Grazielly Alessandra. A TARDIA E FRAGMENTADA ATUAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES EM PERÍODO PANDÊMICO. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 2, jan.-abr., 2022, p. 69-85.
OLIVEIRA, Hadassa Guimarães; e VERÍSSIMO, Jorge Domingos Carapinha. A RELAÇÃO “PANDEMIA” E “CUIDADOS COM A BELEZA”: UMA REFLEXÃO SOBRE O COMENTÁRIO DA JORNALISTA AINSLEY EARHARDT NO PROGRAMA “FOX & FRIENDS” E SUA REPERCUSSÃO NA OPINIÃO PÚBLICA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 2, jan.-abr., 2022, p. 102-116.
ROSSATO, Bruno Costa Lima. O GÊNERO PRATICADO COM AS CRIANÇAS: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DO PORVIR. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 2, jan.-abr., 2022, p. 163-179.
RUANI, Ruann Moutinho; TEIXEIRA, Marcelle Medeiros; e COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro.“ISSO JÁ PASSOU, TÁ GERAL SE PEGANDO JÁ”: INVESTIGANDO OS USOS DO GRINDR EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 2, jan.-abr., 2022, p. 134-149.
SANTOS, Carolina da Silva; e CORRÊA, Gabriel Siqueira. DIFICULDADE NO ACESSO E USO DAS REDES DE APOIO E ATENDIMENTO À MULHER DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 2, jan.-abr., 2022, p. 86-101.
SILVA, Francisco Vieira da. O INCÔMODO DAS “LETRINHAS”: FLUXOS E CONTRAFLUXOS DO DEBATE SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 2, jan.-abr., 2022, p. 117-133.
TEIXEIRA, Marcelle Medeiros; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; BRITO, Leandro Teofilo de. Nem tudo que reluz é ouro: discutindo memes e fake news em tempos de pandemia. Comunicologia, Brasília, v. 14, n. 1, p. 81-101, jan./jun. 2021. Disponível em: <https://bit.ly/3lE462k>. Acesso em: 7 ago. 2021.
VIVIANI, Fabrícia Carla; e KAIMOTI, Ana Paula Macedo Cartapatti. “FAZER PESQUISA E SE FAZER: A CAMINHADA DE ALUNAS-PESQUISADORAS NA PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 2, jan.-abr., 2022, p. 180-197.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).